quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Jornal escolar em língua indígena

O jornal escolar Primeiras Letras terá uma edição em língua indígena, pela primeira vez, em Guajará-Mirim, município de Rondônia. Ele será editado por alunos e alunas da etnia Wari´, que estudam no núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Terra Indígena de Sagarana.

A experiência deverá gerar muitas aprendizagens. No Brasil foi feito um grande esforço para grafar as línguas indígenas, que são parte de uma cultura oral. Porém o uso escrito dessas línguas continua a ser pequeno, mesmo dentro das comunidades, por falta de suportes de leitura e de práticas de uso social. O jornal escolar na língua ancestral pode ser um importante reforço na luta pela sobrevivência desse patrimônio cultural.

Outras 22 escolas de Guajará-Mirim e Porto Velho, capital do estado, também implantarão o jornal escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As Secretarias de Educação desses municípios recebem o apoio do Programa Escola Ideal, do Instituto Camargo Corrêa. O jornal escolar será implementado em parceria com o Comunicação e Cultura.

Confira a primeira edição do Jornal Caoorowajje de Sagarana
Clique aqui e veja o registro de visita à aldeia, por Otoniel Niccolini, coordenador do Programa Escola Ideal (Instituto Camargo Corrêa). Setembro 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário