segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Comemore seu dia, professor!

Próximos desta data tão especial, apesar de algumas circunstâncias dizerem o contrário, você, querido professor, tem sim muito que ser celebrado.

Sabe aquela pessoa que ajudou o idoso a atravessar a rua? Então, ela só fez isso porque, em casa ou na escola, teve um professor para ensiná-la, ainda que usando de tantos argumentos, a respeitar os mais velhos, dizendo que, hora menos hora, qualquer um de nós estará no lugar deles.

Sabe aquele olhar de desaprovação de alguém que viu uma pessoa sendo injustiçada. Pois é, também esse olhar só existe porque alguém, como o senhor, ensinou valores morais e éticos em meio a tanta “gritaria” de conteúdos insanos que ensurdecem os ouvidos de algumas pessoas.

Mas conosco, querido professor, é diferente, pois, ainda que o barulho na sala de aula tenha sido muito alto, nós, que um dia estivemos lá, não nos deixamos ensurdecer diante das mazelas que a “indisciplina de gente grande” causa na vida da sociedade em geral.

Nossos olhos foram abertos, nossos ouvidos tornaram-se sensíveis, nossas mãos não negaram ajuda e nosso coração foi capaz de abrigar aquele que sofre, mas tudo isso só foi e é possível porque o senhor um dia nos ensinou que o caminho do amor é melhor que o caminho do ódio e da neutralidade.

Em suas mãos, professor, não tem apenas o giz, tem força suficiente para ajudar a dar bons rumos a todo um país. Isso porque, do outro lado, há tanta gente dizendo que isso não é possível.

Da sala de aula, nosso querido mestre, sai muita gente que sabe fazer valer seus ensinamentos, não se permita pensar o contrário.

Mesmo que os resultados aparentemente sejam insatisfatórios em curto prazo, em longo prazo aprendemos a nos comportar como o senhor, uma pessoa do bem, que sabe respeitar as diferenças de uma classe heterogênea.

O senhor é muito importante para nós e qualquer aluno sabe ou saberá disso, pois nada como os anos que passam para também nos ensinar quais caminhos são direitos para qualquer de nós.

Nesta data que se aproxima, professor, não se dê por vencido, pois há sim muito o que comemorar. Se o mundo está em aparente caos, imagine se não pudéssemos contar com o seu apoio em sala de aula e, consequentemente, em nossas vidas.

Por isso, comemore seu dia, em 15 de outubro. Ele, assim como o senhor, é tão importante que não dá para desperdiçá-lo, pensando naquilo que não dá para ser feito. Mas, se mudarmos o foco, veremos que ainda há muita vida para viver e muita gente para ensinar a construir uma vida com bases sólidas, que só são possíveis no amor a si mesmo e ao próximo.

Valorize-se, professor, comemore seu dia e renove sua força e esperança numa educação cada vez melhor.

Feliz Dia do Professor!


Erika de Souza Bueno
bueno.erikasouza@gmail.com
Professora de Língua Portuguesa e Espanhol pela Universidade Metodista de São Paulo. Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, sociedade e família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário