Da Redação - Julia Munhoz
O secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, avalia que não há como impedir que o cidadão cometa crimes e, segundo ele, o ‘segredo’ para se impedir o aumento nos índices de criminalidade de Mato Grosso é investir na prevenção primária, principalmente quando envolve crianças e adolescentes.
“Não tem como impedir que o cidadão cometa o crime quando ele está na rua. É na educação que se tem uma melhor capacitação”, analisou Curado, ao ser questionado sobre os recentes assaltos e sequestros registrados em Mato Grosso
No ponto de vista do secretário, as ações de prevenção tendem a impedir que menores em situações consideradas de risco acabem inseridos no crime. “Os jovens estão entrando no crime cada vez mais cedo”, observa.
Diógenes Curado ressalta ainda que as ações de cidadania voltadas para esse público, em específico, não são de responsabilidade apenas da segurança pública, sistema prisional ou educação, mas sim um esforço coletivo entre os Poderes e a iniciativa privada.
Para ele, os problemas que envolvem o número de jovens inseridos na criminalidade não podem ser considerados pontuais e, por isso, é necessária uma atuação mais rígida quando detectado o problema. “É preciso atuar mais forte nos crimes de menor potencial para que ele (menor) não parta para outros tipos de crimes”.
Nova Voz
Na manhã desta quarta-feira (19), a Polícia Militar em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e o Shopping Goiabeiras lançaram o projeto Nova Voz, que visa capacitar crianças e adolescentes da rede pública, bem como policiais militares, com cursos de inglês, espanhol e italiano, gratuitos.
O objetivo é, futuramente, inserir os estudantes no mercado de trabalho e preparar o efetivo policial do Estado para os jogos da Copa de 2014. Ao todo 60 crianças e 90 PMs participarão das aulas, inicialmente.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
MT- Apenas investimento em prevenção primária e na educação pode reverter criminalidade, avalia secretário
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário