segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Educador apresenta ideias para resgatar "O Valor do Professor"

da Livraria da Folha

Reprodução

Estrutura social necessita de bons professores para formar cidadãos
"A valorização da função docente é tarefa fundamental. Sempre foi. Tarefa inadiável e renovável", dispara o educador Gabriel Perissé.

Sua obra, "O Valor do Professor", busca resgatar o respeito pela profissão tanto por parte dos alunos quanto dos pais e dos próprios educadores, muitos já desiludidos com a situação das escolas e dos incentivos brasileiros.

Para reconquistar a admiração por estes personagens essenciais e imprescindíveis na formação do cidadão, o diálogo deve ter um começo justo e dar voz a esses que enfrentam as salas de aula diariamente.

"Teremos de compreender os sentimentos próprios de um profissional dedicado a ensinar e educar. Teremos de aprender a ouvir os professores. Teremos de aprender a avaliar um professor. Teremos de saber o que esperar dos professores, tomando consciência, ao mesmo tempo, do que os professores esperam de nós. Teremos de saber em que condições os professores desempenham melhor a sua profissão. Teremos de aprender com os melhores professores os caminhos para formar professores ainda melhores", lista o autor.

A tarefa não é fácil e exige um pouco de paciência para os resultados começarem a aparecer. Isto é, se o diálogo que Perissé e outros educadores têm tentado construir seguir em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário