quarta-feira, 19 de outubro de 2011

MT- Universitários debatem reserva de vagas na UFMT

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) organiza para a próxima sexta (21) o “Fórum de Discussão sobre a Política de Reserva de Vagas na UFMT”.

Para o coordenador do DCE, Ricardo Gusmão, esse é o momento dos estudantes da instituição federal deixarem claro qual o posicionamento sobre a política de cotas de reserva de 50% das vagas, em cada curso, para alunos oriundos de escolas públicas. Ele explica que, desde o início de outubro, o assunto está na pauta de discussão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da universidade. “Esse debate pelo Consepe é considerado histórico, principalmente quando observamos o fato de que, na UFMT, apenas indígenas tem acesso especial através de um sistema de sobrevagas”, explica Gusmão.

Ricardo adianta que na reunião que irá acontecer na sexta, o DCE poderá obter um posicionamento para apresentar ao conselho. “Por isso contamos com a participação de todos os estudantes e também de demais pessoas da sociedade”, explica o coordenador.

Estudante de Filosofia, Alair Fernando Neves defende a reserva de cadeiras para estudantes de escola pública. “Quem estuda aqui consegue enxergar que muitos se sentem privilegiados, enquanto muitos outros perdem a esperança de continuar numa instituição pública”, avalia.

O fórum será realizado no auditório da Faculdade de Economia e Contabilidade da UFMT com início previsto para as 13h30.


Simone Alves – da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário