segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Entidades internacionais divulgam mensagem pelo Dia Mundial do Professor

Desde 1994, a data celebra os educadores e busca valorizar o magistério João Bittar/MEC

Da Redação do Todos Pela Educação

Representantes de entidades internacionais divulgaram uma mensagem em homenagem aos educadores no Dia Mundial do Professor, celebrado nesta quarta-feira (5). O Dia Mundial do Professor é celebrado nesta data desde 1994 e coincide com o aniversário de assinatura das "Recomendações Sobre o Status do Professor" ("Recommendation concerning the Status of Teachers", em inglês), propostas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse documento trouxe orientações sobre o exercício da principal profissão: a docente. O Dia do Professor, no Brasil, é comemorado no dia 15 de outubro.

Confira o vídeo da campanha "Um Bom Professor, um Bom Começo"

A nota pretende mobilizar todos os segmentos da sociedade na valorização do magistério: "Junte-se a nós, no dia 5 de outubro de 2011, na celebração dos professores em todo o mundo", aponta. Assinam a mensagem os diretores gerais da Unesco, Irina Bokova, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Helen Clark, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Anthony Lake, da OIT, Juan Somavia, e da Internacional da Educação, Fred van Leeuwen.

Veja a íntegra:


"Hoje, no Dia Mundial do Professor, honramos os milhões de educadores do mundo inteiro que dedicam suas vidas a ensinar crianças, jovens e adultos.

O tema deste ano, 'Professores para a Igualdade entre Gêneros', nos lembra que, para atingir a Educação para Todos (EPT) e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a questão de gênero no ensino deve receber atenção especial, começando pelo direito das meninas de acesso à escola. Sabemos, por exemplo, que em muitas regiões, uma proporção baixa de professoras significa menos meninas escolarizadas e consequentemente ainda um número menor de professoras no futuro. Educar meninas e mulheres, porém, tem benefícios em cascata para o desenvolvimento humano: menor taxa de mortalidade durante o parto; mais bebês saudáveis; mais crianças na escola; melhor proteção para crianças e mulheres contra o HIV e a Aids, o tráfico e a exploração sexual; além da capacitação política das mulheres, o que leva ao desenvolvimento mais forte e mais inclusivo.

Se quisermos dar oportunidades idênticas às nossas filhas e aos nossos filhos para atingirem seu pleno potencial e reivindicar seus direitos, devemos elaborar políticas e estratégias que atraiam e motivem homens e mulheres capazes de ensinar, ao mesmo tempo permitindo-lhes a criação de ambientes de ensino igualitários. Uma maior e uma melhor educação para todos exige bons professores e incentivos para estimular professores e professoras em todas as áreas e níveis de ensino. Isso irá garantir que meninos e meninas tenham modelos apropriados ao longo de toda sua educação.

Mulheres compõem a maioria da profissão docente no nível primário, 62% mundialmente, mas podem chegar a uma proporção de até 99% em algumas regiões. Apesar da predominância das mulheres na profissão, as condições de trabalho, o salário e o status estão se deteriorando. As desigualdades dentro da profissão docente devem ser reduzidas para que os professores sejam bons exemplos da igualdade de oportunidades para meninos e meninas em todas as áreas e níveis de escolaridade.

Devemos promover oportunidades iguais para as mulheres serem líderes nas escolas, gerentes institucionais e encarregadas da tomada de decisões nos ministérios de educação, para que haja cada vez mais professoras de matemática, ciência e tecnologia e para que mais homens sejam recrutados como educadores infantis e de primeiro grau.

É igualmente importante identificar as causas da escassez de professoras onde isso existe. Providências adequadas para proteção da maternidade e licença paternidade, bem como proteção efetiva contra violência sexual e abuso, são fundamentais. Se professoras qualificadas temem empregos em áreas periféricas ou rurais, como podemos convencer pais relutantes a enviar seus filhos para a escola?

Tais problemas, assim como a possibilidade de que os professores influam nas decisões sobre educação por meio do diálogo social, devem ser debelados para tornar realidade um emprego decente para professores e uma educação de qualidade para as crianças. Conclamamos todos os nossos parceiros na educação para trabalhar em prol do respeito pleno dos direitos e das responsabilidades estabelecidos na Recomendação relativa à situação do pessoal docente de 1966, da OIT-Unesco, e a Recomendação da Unesco relativa à condição do pessoal docente do Ensino Superior de 1997, ponto de partida para este dia especial. Esses são os pilares para a construção de uma força docente profissional de qualidade.

Reiteramos nossa gratidão e nosso apreço pelos esforços e pela dedicação das professoras e dos professores, que assumem a responsabilidade de educar gerações futuras para que possam construir sociedades baseadas no desenvolvimento sustentável, na paz, na democracia, nos direitos humanos e na igualdade.

Junte-se a nós, no dia 5 de outubro de 2011, na celebração dos professores em todo o mundo!"

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