quinta-feira, 4 de abril de 2013

Coluna 10 - Jornal Nota 10

A vida não consiste em ter boas cartas na mão e sim em jogar bem as que se tem.

Josh Billings

Teste ortográfico é tema de pesquisa

Uma das ferramentas mais observadas por gestores em processos seletivos, o teste ortográfico, foi tema de uma pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios – Nube. Realizado durante todo o ano de 2012, com 7.219 participantes, o estudo reuniu informações e estatísticas importantes quanto ao desempenho dos jovens de diferentes segmentos, áreas de atuação e de ensino. O teste foi aplicado na forma de ditado, com 30 palavras do cotidiano, como “seiscentos”, “escassez”, “artificial”, “sucesso”, “licença” e “censura”. Era considerado reprovado quem cometesse mais de sete erros. Exatos 2.081 candidatos (28,8%) não obtiveram êxito na etapa da seleção e foram eliminados. As mulheres se saíram melhor. Apenas 26,6% não passaram. Já entre os homens, o número foi maior, 32%. Seguindo a linha estatística, um dado chamou a atenção: os mais novos, com idade entre 14 e 18 anos, apresentaram melhor desempenho, com 75% de sucesso, superando outras faixas como a de 19 a 25 anos (68,9%), 26 a 30 anos (69,2%) e acima de 30 anos (71,2%). “Impressiona o fato de os jovens na fase da universidade, registrarem erros graves na grafia. Apenas 25% dos brasileiros mantém o hábito da leitura. Com isso, o reflexo é percebido antes até de ingressarem no mercado de trabalho. Muitos ficam pelo caminho e são excluídos das chances de construírem uma carreira, por terem pouca intimidade com as palavras”, analisa o supervisor de seleção, Erick Sperduti.

Escolas integrais 

Realidade cada vez mais presente na educação brasileira, as escolas em tempo integral crescem não apenas na rede pública de ensino mas também entre as unidades particulares. Em Pernambuco, 130 mil estudantes dos cerca de um milhão da rede estadual permanecem nas escolas durante os dois turnos no ensino médio. Escolas privadas do Recife começam a oferecer ou intensificar esse serviço.

Correção de provas

Não basta planejar aulas ou fazer relatórios. É preciso - a cada fim de bimestre ou semestre - corrigir as dezenas de provas dos alunos. Quantos professores já não sonharam, como em um passe de mágica, terem suas avaliações corrigidas? Essa é a solução que a startup Pod (Plataforma Otimizadora de Correção de Provas) entrega aos educadores. Criada há um ano por jovens engenheiros da Poli/USP, ela já vem sendo usada como projeto piloto em quatro instituições - de ensino médio e superior - em São Paulo.

Aprimoramento de professores

O governador Geraldo Alckmin anunciou na terça-feira (2), o programa “Melhor Gestão, Melhor Ensino”, voltado ao aprimoramento de 65 mil educadores da rede estadual paulista, que beneficiará cerca de 1,7 milhão de alunos dos anos finais (6.º ao 9.º ano) do Ensino Fundamental. A iniciativa, desenvolvida por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (Efap) e da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), tem foco na gestão escolar e no processo de ensino e de aprendizagem de língua portuguesa e de matemática. O objetivo é aprimorar a formação dos gestores e professores para melhorar o desempenho dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental nessas duas áreas do conhecimento, que são a base para a aprendizagem das demais disciplinas.

Trabalho em cruzeiros 

O Grupo Costa lança uma nova ferramenta de apoio ao recrutamento de brasileiros dispostos a trabalhar em cruzeiros a bordo de um navio. O portal nasce com a missão de fornecer conteúdo, prestar assessoria para a captação de profissionais e facilitar a comunicação com a empresa na Itália. O site reúne informações completas sobre a vida de quem trabalha a bordo e enumera as vantagens para quem quer começar sua carreira profissional no Grupo Costa. O site explica passo a passo as etapas que o candidato terá de seguir para conquistar sua vaga a bordo. Ele tem acesso a todos os postos disponíveis, separados em 11 categorias: Bar; Crew (Limpeza de cabines e áreas comuns da tripulação); Entertainment (Diversão, esporte e lazer), Galley (Cozinha), Guest Service (Relacionamento direto com o hóspede), Hotel, Housekeeping (Limpeza de cabines e áreas comuns aos passageiros), Photo (Produção de fotos e vídeos), Restaurant, Store (Manuseio de materiais a bordo) e Tours (Excursões).
Um erro de uma funcionária da Escola Estadual Mario de Andrade, na região do Campo Belo, zona sul de São Paulo, fez com que um aluno de 6 anos do 1.º ano do Ensino Fundamental ficasse sem poder estudar. O filho de Sandra Regina de Oliveira Francelino foi transferido da escola por engano e acabou sem colégio.
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou o Estatuto da Juventude, com a ampliação do número de jovens que terão direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Além dos estudantes, que já têm direito ao benefício, o projeto prevê que jovens com renda familiar até dois salários mínimos paguem a metade do valor dos ingressos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário