sexta-feira, 5 de abril de 2013

MT - Projeto de Leitura de escola do Campo revela diferencial no aprendizado dos estudantes


“Ler é sonhar”. Partindo dessa perspectiva, a Escola Estadual do Campo Ana Maria

Projeto de Leitura de escola do Campo revela diferencial no aprendizado dos estudantes
Tissiani de Oliveira, Agrovila de Bojuí, em Diamantino, desenvolve o projeto pedagógico ‘Contos, Cantos e Encantos’.
A ação envolve 220 estudantes matriculados no 1º, 2º e 3º Ciclo de Formação Humana e também do Ensino Médio. O projeto possibilita sensíveis melhorias na gramática e no conhecimento de obras e autores, promovendo crescimento pessoal e valorização do espaço em que estão inseridos.
“Esperamos desenvolver nestes alunos o comportamento leitor, fazendo com que os mesmos tenham interesse em buscar nos livros a leitura para estudar, se informar e se divertir dentro das possibilidades e do contexto sóciocultural”, justifica a professora de Gramática e Literatura,  Raquel Machado Santana.

Três vezes por semana (as segundas,  quartas e sextas-feiras) a escola dedica um

Projeto de Leitura de escola do Campo revela diferencial no aprendizado dos estudantes
tempo exclusivo para o desenvolvimento de atividades como ‘Momento da História’ (onde o aluno leitor lê de forma dramatizada) e  o ‘Intercâmbio da Leitura’ (onde os alunos envolvidos no projeto lêem para os alunos de outras salas), leitura com agrupamento, oficinas de leitura, entre outras estratégias empregadas.
Além do espaço da sala de aula, o projeto possibilita a leitura, a socialização das obras ao ar livre e  também no espaço da biblioteca.  
 
Reconhecimento

O hábito da leitura e o prazer de lecionar em uma escola do campo, renderam a professora Raquel uma menção honrosa no ‘Concurso Internacional de Poesias pela Paz -2013’, que contou com mais de 500 poemas inscritos.  O poema, que enfatiza a liberdade do homem do campo e o preconceito vigente àqueles que vivem da terra,  foi traduzido pelo poeta contemporâneo Athanase Vantchev de Thracy, um dos maiores poetas contemporâneos da França.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT

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