quinta-feira, 4 de abril de 2013

MT - Projeto de Escola de Juína ganha destaque internacional

Pela segunda vez, um projeto pedagógico desenvolvido na Escola Estadual Ana Néri, de Juína, será apresentado durante o 14º Encontro de Geógrafos da América Latina (EGAL), na cidade de Lima, Peru, no período de 8 a 12 de abril. O grupo de pesquisa científica da unidade apresentará o trabalho “A Importância de Projetos de Pesquisa no Ensino da geografia: Experiências Vividas em Escola Pública do Interior do Estado de Mato Grosso, Brasil”.,

A ação pedagógica, idealizada pela professora Denise Peralta, mestre em Geografia,  agrega estudantes do Ensino Fundamental em pesquisas sobre os aspectos físicos, socioambientais e econômicos da região. Dentre elas, visita de campo em área de exploração do garimpo, levantamento de dados sobre o planejamento familiar e outro com base em dados coletados no posto de Programa Saúde da Família (PSF) sobre o não uso de métodos contraceptivos por meninos e um elevado índice de gestação precoce.

O grupo de pesquisa é formado por 55 alunos, dos quais 20 participam das atividades na parte da manhã e 35 à tarde. A participação é voluntária e as atividades foram implementadas desde o ano de 2011. “A cada ano que passa o número de alunos integrantes do projeto aumenta, pois a iniciativa vem dando certo”, cita.
Segundo a professora, o projeto científico é um grande estímulo aos estudantes e conta com apoio de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Faculdade do Vale do Juruena (AJES), que são parceiros e colaboradores durante as atividades.

PATRÍCIA NEVES
 Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário