quarta-feira, 3 de abril de 2013

MT - Abertas inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro 2013

Estão abertas as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2013
Camara Divulgação
Deputado Jovem Lucas Bernardino
, promovido anualmente pela Câmara dos Deputados em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e Secretarias de Estado de Educação. Em Mato Grosso estudantes com idade entre 16 e 22 anos que cursam o 2º ou o 3º ano do ensino médio devem se cadastrar diretamente nas secretarias das Escolas. O prazo para as inscrições termina em 14 de junho.

O programa tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares uma semana de vivência do processo legislativo nacional, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara, em Brasília. O encontro vai ocorrer de 22 a 27 de setembro.

Os interessados devem elaborar Projeto de Lei (PL), que deverá ser apresentado na unidade de ensino, juntamente com a ficha de inscrição e a documentação requerida. O projeto deverá abordar temas nas seguintes áreas: agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo.

Os projetos deverão ser encaminhados pelas Escolas para a Seduc que fará a escolha dos quatro melhores, para envio à Câmara e ao Consed que escolherão a proposta do parlamentar que representará o Estado. O deputado matogrossense em 2012 foi Lucas Martins Bernardino. Ele cursou o 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Senador Filinto Muller, em Arenápolis.

Para participar do PJB 2012, Bernardino elaborou um PL que dispõe sobre a educação para pessoas com algum tipo de deficiência. O projeto nasceu do convívio dele com os deficientes auditivos em sala de aula, onde pode perceber as necessidades e as dificuldades enfrentadas por esses colegas.

Mais Informações com Telma Perez na Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc, pelo telefone (065) 3613-6321. (Com informações da Câmara dos Deputados) abaixo segue os links para: ficha de inscrição, o roteiro de preparação e as orientações sobre o programa.
 
VOLNEY ALBANOAssessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário