quarta-feira, 3 de abril de 2013

Repassando - Coluna nota 10l

Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito.

Georg Christoph Lichtenberg

Cuidando da audição

Vivemos em um mundo barulhento e tomar algumas medidas de prevenção é a melhor forma de evitar ou pelo menos adiar para a velhice a perda de audição. Este é o conselho de médicos otorrinos e fonoaudiólogos. Mas como prevenir? Prestando atenção a determinados hábitos corriqueiros que ao longo do tempo vão prejudicando a nossa capacidade de ouvir. A realidade é que hoje em dia as pessoas estão perdendo a audição cada vez mais cedo, devido à vida agitada e barulhenta que enfrentamos, com altos ruídos em toda a parte, seja no trânsito, em boates, no uso de fones de ouvido e aparelhos de MP3, em diversas profissões e até dentro de casa, ao usar o secador de cabelos, o liquidificador, ao ouvir TV e aparelhos de som em alto volume. “O problema é que a lesão auditiva causada por altos níveis de pressão sonora não acontece de um dia para o outro: ela é cumulativa, explica a fonoaudióloga Isabela Gomes, da Telex Soluções Auditivas. Ela lembra que, para preservar a audição, é preciso estar atento à altura do som que ouvimos e ao tempo em que estamos expostos a ele, seja em que situação for.

Inovação na educação

O Transformar 2013, encontro realizado pela Fundação Lemann e pelo Inspirare/Porvir, vai reunir especialistas brasileiros e estrangeiros para debater o tema da inovação na educação. O objetivo é oferecer novas referências e apresentar experiências inovadoras concretas, que já estão transformando a aprendizagem no Brasil e no mundo. Voltado para gestores, educadores, investidores, empreendedores e lideranças sociais, o encontro será realizado no dia 4, em São Paulo, e terá transmissão ao vivo pelo site.

Combate ao câncer

Dia 8 de abril é o Dia Mundial do Combate ao Câncer. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem por objetivo conscientizar as pessoas quanto à importância da adoção de hábitos mais saudáveis, com foco na prevenção desta que é uma das doenças que ainda mais mata no mundo. No Brasil, dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), válidos para o período de 2012 a 2013, estimaram o surgimento de cerca de 520 mil novos casos só no ano passado. Neste estudo, foi constatado também que os tipos de cânceres mais incidentes nas regiões brasileiras são os de pele não melanoma, próstata, mama e pulmão. A alimentação desregrada, o cigarro, a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e a exposição prolongada ao sol são alguns dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento da doença. Mas a adoção de algumas medidas bem simples e rotineiras pode ser o primeiro passo para evitar este mal. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, um sono de qualidade, aliado à prática regular de atividades físicas, desempenha papel fundamental na prevenção da doença.

Sobre Shakespeare

Neste mês de abril, um dos grandes personagens da Festa Literária Internacional de Parati - Flip de 2012, James Shapiro, que lançou Quem escreveu Shakespeare – História de Mais de Quatro Séculos de Disputa pela Herança de uma Autoria, volta a ser o foco de discussão nos eventos que serão promovidos pela Editora Nossa Cultura. O primeiro debate de Quem escreveu Shakespeare, será na Fnac de Curitiba, hoje, com início às 19h30. Para este bate-papo, que tem o apoio do Festival de Teatro, foram convidados os professores Flávio Stein, Anna Camatti, Célia de Miranda e Mauro Zanatta que farão leituras e intervenções neste evento. No dia 18 será a vez da Fnac da Paulista, a partir das 19h30. O encontro será intermediado pelos professores Marcelo Lazzaratto, Maria Silvia Betti e John Milton. E para encerrar esta maratona de Shakespeare, dia 24, na Fnac do Rio de Janeiro, a partir das 19h30. Este evento contará com a participação dos professores Roberto Ferreira da Rocha e Liana Leão. Tantos debates propositalmente em abril são para relembrar o seu nascimento comemorado no dia 23 de abril, mesma data que depois foi marcada pela sua morte em 1616.

Apneia e TDHA

Um novo estudo mostrou que a apneia obstrutiva do sono, uma forma comum de distúrbio respiratório, está associada com o aumento das taxas de TDHA (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) em crianças, bem como outros problemas de aprendizado. Michelle Perfect, uma das autoras do estudo conduzido pela Academy of Sleep Medicine, afirma que as descobertas trazem informações úteis para os profissionais que atuam na busca por tratamentos deste distúrbio do sono e seus reflexos no comportamento do paciente. “Também deve ser considerada a possibilidade de que a apneia obstrutiva do sono contribua para dificuldades como hiperatividade, aprendizagem e transtornos comportamentais e emocionais na sala de aula”, afirmou. A incidência de problemas comportamentais foi de quatro a cinco vezes maior em crianças com incidentes de apneia e seis vezes maior em crianças com o distúrbio persistente. Comparadas com as que nunca tiveram este problema, as crianças com apneia se mostraram mais propensas a desenvolverem problemas como hiperatividade, falta de atenção, indisciplina, comunicação, entre outros.
Apesar do investimento substancial em saúde nos últimos anos, o Brasil ainda vive uma contradição: é um país onde a população paga de seu próprio bolso mais de 50% dos gastos no setor, embora tenha um sistema público de saúde 'gratuito e universal'. A contradição é apontada por especialistas com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) compilados pela BBC Brasil.
A Lei 12.737/2012 sobre crimes na internet entrou em vigência na terça feira (2). Apelidada de "Lei Carolina Dieckmann", ela altera o Código Penal para tipificar como infrações uma série de condutas no ambiente digital, principalmente em relação à invasão de computadores, além de estabelecer punições específicas, algo inédito até então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário