quarta-feira, 3 de abril de 2013

MT - Ensino Médio Integrado se consolida como projeto para Educação Indígena

Divulgação
Ensino Médio Integrado se consolida como projeto para Educação Indígena
Trezentos alunos indígenas são atendidos em Mato Grosso com as atividades do Ensino Médio Integrado à Educação Profissionalizante (EMIEP) pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT). As atividades agregam conhecimento da base nacional comum, a tecnológica e os conhecimentos tradicionais de cada povo atendido. 
 São beneficiadas com as atividades povos Arara, Ikpeng, Xavante, Terena, Rikbktsa, Malamalali e Pareci. No total, dez escolas indígenas ofertam o EMIEP com aulas dos cursos de Agroecologia (com carga horária total de 3.720 horas) e  Meio Ambiente (3.320 horas) em uma proposição inovadora no Estado.  As aulas são ministradas por professores indígenas e a base técnica por profissionais como agrônomos, biólogos, dentre outros. As aulas vão até 2014.

“Os cursos prevêem a formação profissional, mas têm como princípio a sustentabilidade econômica e ambiental de cada aldeia. Não se trata de uma competição  para o mercado de trabalho. Atendemos a uma solicitação que partiu das comunidades”, explica o coordenador do EMIEP indígena, Sebastião  Ferreira de Souza. 

Mediante orientação da Coordenadoria de Educação Indígena da Seduc, cada unidade escolar foi à responsável pela proposição do planejamento para a implantação do EMIEP. Todo o processo de discussão para a instalação dos cursos contou também com a ampla participação do Conselho Estadual Indígena e da Coordenadoria de Ensino Médio da Seduc.

“As comunidades tinham o anseio quanto a promoção dessas atividades. Percebíamos que muitos alunos terminavam o ensino fundamental e ficavam em uma situação de vulnerabilidade social”, pontua o presidente do Conselho Estadual Indígena, Filadélfo Oliveira Neto.

Cada escola indígena oferta apenas uma modalidade de curso técnico, mas a metodologia de trabalho aplicada segue a um único padrão. Na prática, as ações são disponibilizadas em etapas ‘de tempo e comunidade’ e ‘tempo e escola’, o que possibilita a aplicabilidade dos conhecimentos após o processo de ensino aprendizagem junto às comunidades. “A orientação metodológica é a da alternância, com duração média de 30 dias, mas é flexível. Conforme,  os apontamentos vamos alterando a organização para datas mais coerentes, de acordo com a organização social de cada comunidade.”

Formação 

Para o mês de maio de 2013, a Secretaria de Educação de Mato Grosso em parceria como Ministério da Educação (MEC) possuem uma agenda prevista para cursos de formação continuada destinada ao atendimento dos profissionais e indígenas e não indígenas que atuam no EMIEP.

 *Atualizada

PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT

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