segunda-feira, 1 de abril de 2013

Universidades públicas de Mato Grosso organizam Rede de Divulgação Científica

Redação 24 Horas News

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), promovem no dia 5 de abril, o I Seminário de Divulgação Científica de Mato Grosso. O evento terá início às 8 horas no Auditório II do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFMT, campus de Cuiabá. Na oportunidade, será lançada, pelas três instituições parceiras, a Rede de Divulgação Científica de Mato Grosso. O seminário é aberto a toda a comunidade. 
 
O evento é uma iniciativa das assessorias de comunicação das três universidades, com apoio das pró-reitorias de Pesquisa e de Pós-Graduação. O evento terá como abertura um panorama da pesquisa e pós-graduação nas três universidades e a palestra da jornalista Ana Paula Morales, intitulada “Espiral da Cultura Científica”. Ana Paula é pesquisadora associada do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade de Campinas (Unicamp) e coordenadora de Comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
 
O jornalismo científico é o tema da 1° mesa-redonda do dia, às 10h30. Abre o debate o professor de Jornalismo Científico da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), André Chaves, com tema “As relações entre o sistema brasileiro de pesquisa e jornalismo científico”. Mediada pelo jornalista e professor da UFMT, Ailton Segura, do Departamento de Comunicação Social da UFMT, a mesa tem a participação de jornalistas de Cuiabá.
 
Às 14 horas será realizada a conferência “A Produção Científica entre pressões institucionais e o compromisso ético com a sociedade: Divulgar, Informar ou Comunicar?”, com Ciro Marcondes, professor da ECA-USP, membro da Cádetra Unesco de Divulgação Científica e coordenador do Laboratório de Divulgação Científica José Reis, da Universidade de São Paulo (USP). Logo após a conferência será feito o lançamento da Rede de Divulgação Científica de Mato Grosso e assinado o Termo de Cooperação entre as instituições parceiras UFMT, IFMT e Unemat.
 
O evento será finalizado às 16 horas com a segunda mesa-redonda do dia: “Divulgação Científica e Assessoria de Imprensa”, com os debatedores Ana Paula Morales, André Chaves e assessores de imprensa convidados, sob mediação da professora e jornalista Sonia Zaramella.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário