quarta-feira, 3 de abril de 2013

MT - Tem início as reuniões preparatórias para 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Volney Albano / Seduc-MT
Tem início as reuniões preparatórias para 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Mato Grosso deu início à preparação das Escolas para participação dos alunos na 4º Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada em Brasília, no mês de novembro, e vai discutir a construção de Escolas Sustentáveis.
 O primeiro encontro preparatório ocorreu nesta quarta-feira (27.03) no auditório do Grande Templo, em Cuiabá, com a presença de mais de 150 participantes, entre estudantes, coordenadores e professores da rede municipal.

No período da manhã a gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Giselly Gomes, apresentou o passo a passo que as Escolas deverão seguir dentro do cronograma da Conferência. “Nesse primeiro momento as unidades, tanto municipais, quanto estaduais e particulares devem realizar as conferências internas, com elaboração dos projetos de Educação Ambiental”, disse.

Os projetos serão inscritos no Ministério da Educação (MEC), que irá delegar à Comissão Organizadora Estadual (COE) a seleção dos que participarão da etapa estadual, que elegerá 25 delegados para a nacional. “A conferência estadual ocorrerá em outubro”. Giselly citou que o MEC encaminhará para todas as Escolas, um kit com todas as informações para que elas façam os projetos.

Além de Escolas Sustentáveis, os projetos que serão elaborados pelos estudantes, com idades entre 11 e 14 anos devem abordar as Mudanças Climáticas. O assessor pedagógico da Secretaria de Educação da capital, José Ferraz de Araújo informou que as Escolas do município farão as conferências internas em abril e maio.

A gerente da Seduc citou que os próximos municípios que realizarão etapas preparatórias são: Várzea Grande e Lucas do Rio Verde. “O Estado também fará uma grande mobilização voltada para as Escolas Estaduais”, contou. Ela ainda informou que a COE é composta pela Seduc, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e demais instituições.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário