quinta-feira, 4 de abril de 2013

MT - Acadêmicos da Unic protestam contra falta de professores

Alunos também alegam que salas de aulas estão com superlotação

Estudantes fizeram protesto na Unic por melhores condições de ensino
KATIANA PEREIRA
DA REDAÇÃO

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Universidade de Cuiabá (Unic), do campus da Rua Barão de Melgaço, iniciaram uma greve na segunda-feira (1º). O movimento deve durar a até a próxima sexta-feira (5).

Os estudantes alegam que o curso está com falta de professores em algumas disciplinas, como é o caso “Estruturas de Madeira”, que, segundo eles, ainda não iniciaram as aulas.

Os manifestantes dizem ainda que algumas disciplinas estão com professores substitutos, que não são especialistas na área, situação que estaria ocasionando a queda na qualidade do ensino.

A superlotação das salas de aula é outra reclamação. Os acadêmicos sustentam que algumas turmas possuem cerca de 70 alunos.
"Contratamos um serviço de educação de qualidade e isso não é fornecido"
“É um absurdo essa situação que a Unic submete os alunos. Calouros têm que pagar uma mensalidade de R$ 1,3 mil, veteranos pagam quase a mesma coisa. O preço é alto para esse tipo de serviço. Contratamos um serviço de educação de qualidade e isso não é fornecido”, disse ao MidiaNews o acadêmico Rodrigo Lima.

Diante da situação, na quinta-feira (25) passada, os alunos se reuniram com membros da direção e coordenação da Universidade para expor as insatisfações.

Os estudantes sustentam que ficou acordado que novos professores seriam contratados, promessa que foi descumprida, segundo eles.

“Disseram que iriam resolver o problema da falta de professores e que também iriam dividir as turmas. Isso não aconteceu. Por isso, iniciamos a greve. No momento, esse é o nosso protesto, mas estudamos ainda outras formas de resolver essa situação”, informou Rodrigo.

Na semana passada um protesto na frente da Unic, campus Barão de Melgaço, reuniu cerca de 500 alunos, que empunhavam cartazes exigindo educação de qualidade e valorização dos professores.

Manifesto na rede

Os estudantes criaram um grupo na rede social Facebook para divulgar as ações do protesto estudantil.
O grupo é intitulado “Protesto da Engenharia Civil Unic – Grupo Kroton”, e os alunos sugerem, inclusive, fazer um boicote geral e não pagar mensalidades.

Outros cursos também usam o espaço para dar apoio a causa dos acadêmicos de Engenharia Civil, como é o caso do curso de Engenharia Sanitária.

Outro lado 
Por meio de assessoria, a  Unic informou que se reuniu com a comissão de alunos do curso de Engenharia Civil e ressaltou que as aulas estão acontecendo normalmente, de acordo com o calendário acadêmico, com exceção da disciplina Estrutura de Madeiras, em processo de contratação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário