sexta-feira, 5 de abril de 2013

MT - Ceja Vera Pereira apresenta pesquisa sobre a profissional feminina no bairro

Ceja Vera Pereira apresenta pesquisa sobre a profissional feminina no bairro
O mercado de trabalho da mulher, as composições familiares, a escolaridade feminina, foram alvos da pesquisa “O Impacto Profissional da Mulher no Bairro Grande Terceiro”, executada por cerca de 90 estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Vera Pereira. Nesta quinta-feira (04.04), o  resultado do trabalho será apresentado a comunidade e socializado com os demais estudantes durante uma Feira Cultural. 

“Esse tipo de atividade é um estímulo para nosso público”, comenta a coordenadora de áreas do Ceja, Emiliane Garcia. Ela ainda cita que os resultados obtidos com a atividade serve para análise de aspectos socioeconômicos e culturais. 

Como a organização curricular do Ceja é diferenciada, no primeiro trimestre do ano o tema escolhido foi ‘Mulher’. Cada área do conhecimento tópicos específicos e os alunos de Ciências da Natureza e Matemática delimitaram como objeto de trabalho a pesquisa, que teve a supervisão de três professores e dois estagiários.

No total, 180 pessoas foram ouvidas durante o primeiro trimestre de 2013. A coleta de dados foi realizada no período noturno, o mesmo de matrícula dos participantes da proposta pedagógica. 

Cada moradora respondeu a um questionário contendo cinco perguntas, sendo apenas uma descritiva (qual a sua profissão?).  “A pesquisa nos revelou que o  número de mulheres que ajudam na renda familiar é muito grande. Outro dado interessante revelado é quanto ao abandono escolar”, explica. 

Música, poesia, o teatro e realidade brasileira farão parte das apresentações previstas para a quinta-feira. “Teremos ainda um desfile das profissões que apareceram com mais frequência em nossa pesquisa”, finaliza a coordenadora. No total, o Ceja Vera Pereira atende a cerca de 600 alunos.

PATRÍCIA NEVESAssessoria Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário