sexta-feira, 5 de abril de 2013

MT - Seduc terá programa Amor Exigente

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) contará nos próximos dias com um programa de prevenção e qualidade de vida ‘Amor Exigente’, que tem como foco a prevenção social e reestruturação familiar (conflitos comportamentais). 

A proposta foi apresentada nessa semana ao secretário Ságuas Moraes que reconheceu como extremamente propositiva a adoção da medida. As ações serão acompanhadas pela Coordenadoria de Projetos Educativos e Coordenadoria de Aplicação, Desenvolvimento e Qualidade de Vida.  Na oportunidade,  a coordenadora da Regional Oeste do Amor Exigente, Maria Elizena Noronha, esmiuçou a proposta de trabalho.

Semanalmente, por duas horas, servidores da sede poderão participar das discussões de auto e mútua ajuda, proposta pelo programa. As reuniões serão realizadas no mini-auditório, em período matutino. A comunidade também poderá participar das reuniões, basta que tenha disponibilidade para poder acompanhar os encontros.

A coordenadora do programa pela Seduc, psicóloga Orozina  Cândida Freitas, pontua que  a segunda fase da ação se dará com a implantação do ‘Amor Exigente para Educadores’ em um colégio da capital.  As experiências propositivas do Amor Exigente já são executadas em parceria com outros Estados, como  Goiás, Minas Gerais, Piauí, Paraná, entre outros. Para a implantação do grupo na Seduc, os profissionais das duas Coordenadorias envolvidas participaram de capacitações no interior de São Paulo, no ano de 2012. 

“Entendemos a necessidade do trabalho preventivo, considerando que a escola é uma caixa de ressonância”, cita Marli Gouvêa. 

Para a psicóloga da Coordenadoria de Qualidade de Vida, Mariza Marcelo Carvalho, “estamos trabalhando preventivamente a questão da violência, não restringindo-se a dependência química. O Amor Exigente já atua há 29 anos e tem excelentes resultados”.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário