O prazo para inscrição no Prêmio de Gestão Escolar 2013 termina
no próximo dia 31 de maio. Até lá, as escolas terão um tempo para mobilizar a
comunidade escolar (profissionais, estudantes e pais de alunos) para participar
do processo e organizarem os registros e a documentação que deverá ser
encaminhada on line para a realização do processo avaliativo.
A coordenadora estadual, professora Cátia Cristina Alcântara de
Figueiredo, sugere o dia 24 de abril, como Dia D, da Autoavaliação no espaço
escolar. A meta é fazer com que nessa data todos debatam os processos de gestão
da escola e como ponto de partida o acompanhamento pedagógico (foco do trabalho
atual do diretor). Este ano, a expectativa é que o número de escolas inscritas
supere o ano passado, quando 300 se inscreveram, mas apenas 140 participaram.
Dos relatos de experiências obtidos pelas unidades que
participaram em outras edições, a autoavaliação foi um instrumento positivo para
o monitoramento e acompanhamento das práticas pedagógicas e de toda a gestão
escolar. “A autoavaliação é um instrumento que mobiliza a comunidade escolar
para refletir e conhecer os pontos fortes e frágeis das várias dimensões da
gestão da escola”, destaca Cátia.
Atuação
A diretora Marcela Bonet Becher Schavarem, da Escola Estadual
João Paulo I, de Paranaíta, relata que participa há três anos do Prêmio de
Gestão Escolar e este ano a organização iniciou as discussões na Semana
Pedagógica. “Ás práticas são ações permanentes que devem estar inseridas no
Projeto Político Pedagógico”, relata.
A organização dos pais na escola, também é uma ação que prevê
um trabalho antecipado. Na Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa, 80% dos
pais colaboram com as atividades. Esse percentual corresponde ao número de pais
dos 920 estudantes do Ensino Fundamental que vão as reuniões organizadas na
Escola.
“Realizamos as reuniões no período noturno, a partir das 17h30
e ficamos de plantão até às 20h. Quando o pais não comparece convidamos a vir na
escola durante a semana. Nessas visitas comunicamos os projetos da escola e os
convidamos a participar”, relata a coordenadora Mariza Naurides Cruvinel de
Oliveira.
Novata na função de gestora, Cibele Lopes, da Escola Estadual
Luiza Nunes Bezerra, destaca que a autoavaliação é uma prática rotineira na
unidade. “Todos os profissionais da escola participam e colaboram”, informa.
Conforme a professora, é preciso envolver a todos para o projeto pedagógico ter
bons resultados.
ROSELI RIECHELMANN
Assessoria Seduc-MT
Assessoria Seduc-MT
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