quarta-feira, 3 de abril de 2013

MT - Prêmio de Gestão Escolar está com inscrição aberta até 31 de maio

O prazo para inscrição no Prêmio de Gestão Escolar 2013 termina no próximo dia 31 de maio. Até lá, as escolas terão um tempo para mobilizar a comunidade escolar (profissionais, estudantes e pais de alunos) para participar do processo e organizarem os registros e a documentação que deverá ser encaminhada on line para a realização do processo avaliativo.

A coordenadora estadual, professora Cátia Cristina Alcântara de Figueiredo, sugere o dia 24 de abril, como Dia D, da Autoavaliação no espaço escolar. A meta é fazer com que nessa data todos debatam os processos de gestão da escola e como ponto de partida o acompanhamento pedagógico (foco do trabalho atual do diretor). Este ano, a expectativa é que o número de escolas inscritas supere o ano passado, quando 300 se inscreveram, mas apenas 140 participaram. 

Dos relatos de experiências obtidos pelas unidades que participaram em outras edições, a autoavaliação foi um instrumento positivo para o monitoramento e acompanhamento das práticas pedagógicas e de toda a gestão escolar. “A autoavaliação é um instrumento que mobiliza a comunidade escolar para refletir e conhecer os pontos fortes e frágeis das várias dimensões da gestão da escola”, destaca Cátia. 

Atuação

A diretora Marcela Bonet Becher Schavarem, da Escola Estadual João Paulo I, de Paranaíta, relata que participa há três anos do Prêmio de Gestão Escolar e este ano a organização iniciou as discussões na Semana Pedagógica. “Ás práticas são ações permanentes que devem estar inseridas no Projeto Político Pedagógico”, relata. 

A organização dos pais na escola, também é uma ação que prevê um trabalho antecipado. Na Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa, 80% dos pais colaboram com as atividades. Esse percentual corresponde ao número de pais dos 920 estudantes do Ensino Fundamental que vão as reuniões organizadas na Escola. 

“Realizamos as reuniões no período noturno, a partir das 17h30 e ficamos de plantão até às 20h. Quando o pais não comparece convidamos a vir na escola durante a semana. Nessas visitas comunicamos os projetos da escola e os convidamos a participar”, relata a coordenadora Mariza Naurides Cruvinel de Oliveira.

Novata na função de gestora, Cibele Lopes, da Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, destaca que a autoavaliação é uma prática rotineira na unidade. “Todos os profissionais da escola participam e colaboram”, informa. Conforme a professora, é preciso envolver a todos para o projeto pedagógico ter bons resultados.
ROSELI RIECHELMANN
Assessoria Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário