Cerca de um terço da
alimentação escolar servida diariamente aos 52 mil alunos da rede de ensino da
capital é oriundo da Agricultura Familiar. Isso significa que Cuiabá cumpre a
Lei Nº 11.947, em seu Art. 14, que estabelece que, dos recursos financeiros
repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no mínimo
30% devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da
agricultura familiar ou de suas organizações.
Na rede municipal de
ensino, produtos como frutas, verduras e legumes são adquiridos de seis pequenos
produtores da baixada cuiabana, como Poconé, Campo Verde e Santo Antônio do
Leverger. “Essa ação fomenta a agricultura local além de fixar o homem na
terra”, observa a coordenadora de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal
Educação de Cuiabá (SME), Mônica Rosa da Silva.
A Secretaria
Municipal de Educação de Cuiabá (SME) produz diariamente 68.092 porções de
alimento nas escolas e creches da capital, totalizando 19,9 milhões de refeições
por ano. “No caso das escolas, o cardápio é montado de acordo com a faixa etária
dos alunos. Os estudantes da Educação Infantil, por exemplo, recebem duas
refeições por período, sendo um lanche na entrada e o almoço. Já os do Ensino
Fundamental recebem apenas uma refeição, o que é suficiente e condizente à idade
e ao tempo em que passam na escola”, explica a nutricionista.
Nas creches, os bebês
recebem seis refeições diárias. As crianças que já passaram da fase de
amamentação, são alimentadas cinco vezes, já que passam o dia todo na unidade e
merecem esta atenção especial.
Segundo o secretário
de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, o grande desafio que a capital tem
hoje é estimular a participação dos pequenos produtores da capital no
abastecimento dos produtos para a alimentação escolar. “A Prefeitura de Cuiabá
já está trabalhando para que os produtores locais possam fornecer os alimentos
para a merenda escolar das escolas municipais da capital”,
afirmou.
|
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Cuiabá - MT Merenda escolar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário