segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pesquisadores de jornalismo científico de universidades brasileiras participam de seminário em Mato Grosso

Assessoria

O I Seminário de Divulgação Científica de Mato Grosso será marcado pela presença de pesquisadores envolvidos com o jornalismo científico. Ana Paula Morales, André Chaves e Ciro Marcondes Filho são os convidados para o evento que acontecerá no dia 5 de abril no auditório II do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFMT, campus Cuiabá. Na ocasião  também será feito o lançamento da Rede de Divulgação Científica de Mato Grosso. O Seminário é organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). 
 
Ciro Marcondes possui formação em Jornalismo e Sociologia da Comunicação. Pesquisador do mais alto nível no CNPq (1A), conta com ampla experiência profissional e acadêmica. Membro da Cátedra Unesco de Divulgação Científica e com dezenas de livros publicados, é professor da Escola de Comunicação e Artes pesquisa na ECA-USP. O professor Ciro Marcondes também coordena o laboratório de Divulgação Científica José Reis, da USP. A conferência de Ciro Marcondes vai ser às 14 hs, com o tema “A produção científica entre pressões institucionais e o compromisso ético com a saciedade: divulgar, informar ou comunicar?” 
 
Ana Paula Morales é pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade de Campinas (Labjor/Unicamp), onde investiga a divulgação e percepção da ciência, em especial nos âmbitos da saúde e juventude. Ela já participou de estudos na Inglaterra e nos Estados Unidos como pesquisadora convidada. É também coordenadora de Comunicação da Universidade Virtual de São Paulo (Univesp). Morales vai apresentar uma palestra às 8hs, sobre a “Espiral da Cultura Científica”, um modelo do processo de construção, divulgação e acúmulo do conhecimento científico nos diferentes extratos da sociedade. 
 
André Chaves de Melo Silva é professor de Jornalismo Científico e pesquisador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Com uma formação voltada para o ensino e história da comunicação, trabalha com estudos etnográficos e relações de poder. Ele vai discutir o jornalismo científico e o sistema brasileiro de pesquisa na primeira mesa-redonda do evento, às 10h30, junto a outros profissionais convidados, de Mato Grosso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário