terça-feira, 6 de agosto de 2013

Aberto edital para bolsas de Iniciação à Docência

Redação 24 Horas News

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga edital para o preenchimento de bolsas do Programa de Iniciação à Docência (Pibid). Ao todo são 72 mil bolsas em todo o país, sendo 62 mil para instituições públicas. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) espera aumentar de 29 para 38 subprojetos nesse edital.
 
A pró-reitora de Ensino e Graduação da Unemat, professora Ana Di Renzo, explica que o Pibid representa o intercâmbio e a interlocução necessária para a mudança de processos de formação de professores. “Ou seja, é a aproximação da universidade com a educação básica que promoverá transformações nas matrizes curriculares das licenciaturas”, diz.
 
Os professores interessados em concorrer às bolsas do Pibid devem submeter as subpropostas a Proeg (Pró-reitoria de Ensino e Graduação) até o dia 03 de setembro. Os projetos devem ser enviados em formulário específico que estará disponível no link http://pibid.unemat.br/ até a próxima sexta-feira (09.08).
 
A Proeg vai analisar, por meio de uma comissão específica, as propostas submetidas e encaminhar sugestões para os autores até o dia 17 de setembro. Os projetos finais devem ser remetidos à Unemat até o dia 23 de setembro, já que a Capes estabeleceu o prazo final para a submissão dos projetos pelas Instituições de Ensino Superior até o dia 04 de outubro.
 
A professora Ana Di Renzo espera contar com a participação efetiva e maciça dos cursos de licenciatura da Unemat em todas as suas modalidades. Cada subprojeto pode ser de cinco a 80 bolsistas e tem duração de dois anos, podendo ser renovados por mais dois anos.
 
Atualmente, a Unemat conta com 578 bolsistas do Pibid, com projetos que terminam no dia 31 de dezembro deste ano. As bolsas do Pibid se destinam a acadêmicos de cursos de licenciatura e aos professores da rede pública de ensino, aos professores da Unemat nas funções de coordenador de área, gestão e coordenador institucional.


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