quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Coluna 10

Aqueles que negam liberdade aos outros não a merecem para si mesmos.

Abraham Lincoln

O aluno disléxico

Dificuldade de leitura, escrita, interpretações de textos – e cálculo aritmético. Estes são os sintomas mais comuns de um distúrbio de aprendizagem conhecido como dislexia e que é apresentado já na pré-escola. “O disléxico mostra dificuldade em aprender a ler e a escrever, em manipular as letras dentro de uma palavra e, consequentemente, em compreender um texto quando estiver lendo”, explica a fonoaudióloga e especialista em psicopedagogia Maria Ângela Nico, coordenadora científica da Associação Brasileira de Dislexia (ABD). Quando o portador do problema chega à adolescência, poderá apresentar dificuldades em aprender uma segunda língua, muitas vezes em compreender o enunciado de um problema de matemática, química ou física. “A dislexia é um quadro complexo caracterizado por dificuldade à leitura, escrita e interpretações de textos", expõe o especialista e doutor em Neuropsicologia da Dislexia pela Universidade de Extremadura, Portugal, Rafael Silva Pereira. Um diagnóstico exato do problema, conforme Rafael Pereira, deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, de forma que cada profissional possa avaliar a sua área de especialização e intervenção. “A presença de um neuro ou psicólogo, uma fono, uma psicopedagoga e um psicomotricista são fundamentais numa parceria íntima com os pais e professores”, diz o especialista. “Pois estes últimos são na maioria das vezes os que têm este olhar desperto para o encaminhamento”.

Pessoas do bem

A Associação dos Oficiais da Brigada M ilitar (ASOFBM), que representa a categoria, está lançando uma campanha denominada de “Reunião das pessoas do bem. Juntos contra a violência”, amanhã (8), às 11h, com uma missa na Esquina Democrática, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O objetivo da campanha é promover o combate a violência de qualquer natureza e a conscientização da importância de que as pessoas, em conjunto, possam realizar ações para uma convivência social pacífica.

Ranking de qualidade

Até o fim do ano, o país contará com um ranking de qualidade do serviço público federal na área de pessoal. Cerca de 360 órgãos públicos federais serão divididos em três categorias --verde, amarela e vermelha-- após o cruzamento de centenas de dados sobre salários, planos de carreira, condições de trabalho, número de terceirizados, tempo dos concursados, treinamento entre outros dados. O ranking, que será realizado periodicamente pelo TCU (Tribunal de Contas da União), já começou a ser elaborado e contará com informações dos mais de 2 milhões de servidores federais espalhados por todo o país.

Congresso sobre múmias

É certo que as múmias ainda despertam muito interesse. Elas exercem um fascínio ao longo da história, não apenas para cientistas que tentam desvendar os mistérios, mas pela curiosidade que gera sobre tempos e culturas passadas. Algumas podem durar mais de 2.000 anos e podem ser encontradas no gelo, no deserto ou até mesmo em pântanos. Pela primeira vez no Brasil, dezenas de pesquisadores se reúnem nesta semana, no Rio de Janeiro, em um evento para estudar múmias. O 8.º Congresso Mundial de Estudos em Múmias começou ontem (6) no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, e pretende reunir diferentes especialidades sobre mumificação e discutir técnicas de preservação, pesquisas menos invasivas, da microbiologia à paleoparasitologia.

Jogo especial

Num espaço quadrado fechado, dois caminhões e sete carros estão travando o caminho de um carro, que precisa sair. Para levar o carro até a única saída do quadrado fechado, o jogador pode movimentar os carros que estão no caminho para frente ou para trás, até o limite estabelecido por outro carro ou pelo muro. O joguinho, que pode até parecer simples, foi adaptado e vem sendo aplicado a crianças e jovens do ensino fundamental para trabalhar raciocínio lógico, noção espacial, além de ensiná-los a respeitar regras, lidar com emoções e agir com responsabilidade. O jogo A Hora do Rush é um dos preferidos pelos estudantes cujas escolas adotam a Mind Lab. A metodologia se propõe a usar games educativos, tanto os de tabuleiro de antigamente quanto os virtuais, para desenvolver quatro tipos de habilidades: as cognitivas, entre elas resolver problemas e tomar decisões; as sociais, como cooperar e colaborar; as emocionais, como ter autoestima, autoconfiança e responsabilidade; e as éticas, como respeitar a diferença e agir para o bem comum.
Ao limitar a inscrição de mulheres somente para as áreas de saúde e música num concurso para sargentos, o Exército é acusado de discriminação de gênero pelo Ministério Público Federal. O procurador Anselmo Henrique Lopes, da Procuradoria da República no Distrito Federal, entrou com ação para garantir a participação de mulheres na seleção de sargentos para as áreas de combate, logística-técnica e aviação.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contratou o Ibope para saber a avaliação da população sobre o tema reforma política. De acordo com o levantamento, 85% são a favor da reforma política, sendo que 84% querem que as mudanças possam valer já para as eleições de 2014. Ainda de acordo com a sondagem, 92% disseram ser favoráveis à realização da reforma política por meio de projeto de lei de iniciativa popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário