quarta-feira, 7 de agosto de 2013

MT. Seduc - Oito escolas terão piloto do projeto Portal do Aluno

Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) disponibiliza a



cerca de dez mil estudantes e professores o Portal do Aluno.  Cerca de 300 pessoas (dentre estudantes e professores) acompanharam na tarde de terça-feira (06.08),  a apresentação do novo ambiente que permitirá o acesso a boletins escolares, conteúdo das  aulas, um mural de recados, links e a criação de fóruns de discussões. 
 
Na avaliação da secretaria adjunta de Políticas Educacionais da Seduc-MT, Ema Marta Dunck Cintra, o ambiente se configura com mais um espaço para aprendizagem. “A Seduc vem trabalhando para criação de um ambiente de fácil acesso, que permitirá uma série de recursos de apoio pedagógico, bem como será um espaço para aprendizagem”. 

Desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia (COT), a nova ferramenta estará à



disposição (inicialmente) somente aos alunos de seis escolas de Cuiabá (José de Mesquita, Liceu Cuiabano, André Avelino, Dione Augusta, Raimundo Pinheiro, Nilo Póvoas) e de Várzea Grande as Escolas Júlio Strubing Muller e Adalgisa de Barros. Em 2014 a ferramenta estará disponível a todas as 739 unidades da rede estadual.

 “Nessa atual  fase, de projeto piloto,  faremos um acompanhamento detalhado juntamente com os formadores do Cefapro que acompanham as unidades”,  cita Sonizete das Graças Miranda, gerente de Informações e Estatísticas da Superintendência de Gestão Escolar. Ela pontua que os próximos meses servirão de base para avaliação dessa   nova ferramenta. Na sequência, a sistematização dessas informações permitirá adequações às demandas apresentadas, otimizando o ambiente. 
 
Para  Flávio Augusto Silva, 16 anos,  alunos da E.E. Dione Augusta, o novo 




ambiente encerrará as desculpas para o desconhecimento de trabalhos e ações propostas pela unidade. “Tem gente que não se envolve e  usa uma série de desculpas. Esse instrumento vai gerar integração porque é quase impossível que um jovem não acesse a internet”. 
 
Na opinião da coordenadora pedagógica da Escola Estadual José de Mesquita,  Creuza Barros, o Portal do Aluno “será também uma forma de motivação para os estudantes”, considerando a facilidade dos recursos à disposição.

Vangarda

Durante o Encontro, o secretário adjunto de Gestão de Políticas Institucionais de Pessoal, Edilson Spentoff, ressaltou os investimentos empregados em tecnologia pelo Estado. “Mato Grosso está muito à frente de outros Estados, na  vanguarda. Comprometido  em buscar alternativas tecnológicas para promoção do acesso e transparência de informações, como por exemplo,  nosso sistema de gestão administrativa”.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário