terça-feira, 6 de agosto de 2013

Plano Estadual de Educação integrará debates em Brasília

O processo de construção e  avaliação do Plano Estadual de Educação será partilhado pela secretaria adjunta de Políticas Educacionais, da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, Ema Marta Dunck Cintra, em Brasília, durante Capacitação dos Avaliadores Educacionais, promovido pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino – SASE, de 30 de julho a 2 de agosto. 

“Escolas e comunidades devem se sentir parte dos seus processos formativos e decisórios. A busca é por uma educação que seja política de forma a construir um mundo mais justo e sustentável. Nós somos o único Estado no país a realizar uma Conferência para avaliação do Plano Estadual”,  cita a secretaria adjunta Ema Marta. 

Em um breve resgate histórico, Ema  aponta que a construção do PEE/MT  teve início em 2006 tendo diversos segmentos engajados para o debate.  Dois anos depois, o documento foi aprovado pelo Fórum Estadual de Educação.

Como previsto no artigo 3º do PEE, no terceiro ano de vigência, o  Estado procedeu a avaliação quanto a implementação do Plano, mediante o acompanhamento do Fórum Estadual de Educação, dos  Fóruns Municipais de Educação e da sociedade civil organizada. 

“Após a Conferência de Avaliação do Plano resultando em um  documento   mais enxuto, contendo novos indicadores e dividido em temáticas amparado pelo Plano Nacional de Educação e sempre  respaldado no atendimento das demandas apontadas pela sociedade. O novo PEE foi entregue no dia 27 de julho ao governador e aguarda avaliação e posterior encaminhamento para votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso”, explica Ema. 

O novo documento possui 17 metas. A organização das metas e   das estratégias elencadas dimensiona as prioridades da educação em Mato Grosso, tendo em vista o Sistema Único de Educação, a qualidade da educação, a formação e valorização dos profissionais da educação, a carreira, o financiamento, a educação de tempo integral, as etapas e modalidades de ensino, indicando o que, quanto e quando as ações planejadas serão efetivadas.

Fortalecimento

Conforme a professora Ema, caberá aos avaliadores educacionais em todo país auxiliar no processo de adequação ou a elaboração dos Planos Municipais de Educação, que deverão  ser integrados aos Planos Estaduais e Nacional de Educação, mas voltado à sua respectiva realidade local.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT

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