terça-feira, 6 de agosto de 2013

MT - Etapa de estudos indígena encerra com apresentações culturais em Barra do Bugres

Redação 24 Horas News

Apresentações culturais marcaram o encerramento da etapa de estudos presenciais dos cursos específicos de formação indígena oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso em Barra do Bugres para 100 acadêmicos índios. Em janeiro de 2014, uma nova etapa de formação intensiva acontece no campus da Unemat. A solenidade aconteceu na última sexta-feira (02).
 
Durante todo o mês de julho, os alunos dos cursos de Licenciatura Intercultural e Pedagogia Intercultural participaram de atividades de estudo em Barra do Bugres. Atualmente, a Unemat conta com duas turmas de formação, mas a expectativa é que ainda no próximo ano, novas turmas sejam oferecidas para garantir o direito dos povos indígenas.
 
O reitor da Unemat, professor Adriano Silva destacou que a instituição sempre reconheceu e respeitou o direito dos povos indígenas e vem trabalhando para avançar na consolidação desses direitos. “O compromisso da Unemat é continuar assegurando educação de qualidade, tanto que vamos oferecer mais 100 vagas em cursos específicos e estamos discutindo dentro da instituição também a reserva de vagas nos cursos presenciais para atender os povos indígenas”, afirmou.
 
Adriano Silva disse ainda que a Unemat tem com os acadêmicos indígenas o mesmo tratamento dispensado aos demais acadêmicos da instituição. “Vocês tem o mesmo direito e os mesmos deveres que todos os nossos 15 mil alunos, e a Unemat tem o compromisso com o cidadão mato-grossense, incluindo os indígenas”, disse durante a solenidade.
 
Durante o encerramento da etapa presencial o reitor reiterou que o governo estadual tem trabalhando firmemente no sentido de assegurar a construção de uma estrutura física adequada para atender os cursos específicos e diferenciados de formação para os indígenas. “O projeto está pronto, e agora precisamos nos unir para conseguir os recursos do governo federal para esse projeto, afinal a educação é a mola transformadora da sociedade”, afirmou.
 
Participaram da solenidade, o reitor Adriano Silva, as pró-reitoras de Ensino e Graduação, Ana Di Renzo e de Extensão e Cultura, Vera Maquêa, a superintendente de Assuntos Indígenas de Mato Grosso, Janaína de Oliveira, secretária de Educação de Barra do Bugres, Bernadete Gregolim e o Diretor de Educação Indígena da Unemat, Wellington Pedrosa Quintino.
 
Histórico:
 
Os cursos ofertados pela Diretoria de Gestão de Educação Indígena são pioneiros no Brasil e na América Latina e já incentivaram outras universidades a também oferecer cursos específicos e diferenciados para os povos indígenas.
 
Os cursos têm duração de oito etapas presenciais cada, e o curso de Licenciatura intercultural conclui a sua 5ª etapa de formação e Pedagogia Intercultural conclui neste final de semana está na sua 4ª etapa.
 
Os cursos específicos para indígenas são realizados em parceria com as Secretarias de Estado de Educação; de Ciência e Tecnologia; Funai e Prefeitura Municipal de Barra do Bugres. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário