segunda-feira, 5 de agosto de 2013

MT/Seduc - Escolas iniciam preparativos para o Dia D



Faltando uma semana para o "Dia D" da Educação, que acontecerá em 9 de agosto, as escolas preparam a mobilização da comunidade escolar para uma grande discussão interna. Neste debate as práticas pedagógicas desenvolvida nas unidades são apresentadas para serem avaliadas, apontando avanços e  desafios na busca da educação de qualidade social.

A coordenadora da Escola Estadual Professora Clênia Rosalina de Souza, no bairro Jardim Itamarati, informa que já iniciaram  os preparativos para o dia 9 de agosto. “Teremos uma exposição fotográfica apresentando algumas praticas desenvolvidas na escola, como o trabalho do CDCE, índices educacionais, mostra da aplicação dos recursos, entre outros". Conforme ela,  gráficos  serão disponibilizados expondo o desempenho das turmas, por disciplinas. O objetivo é avaliar quais são os desafios de cada grupo e professor”, informa.

O Dia D é um momento em que a escola e a comunidade se organizam para juntas discutirem indicadores, refletirem sobre a educação  e buscarem, conjuntamente, a superação dos desafios postos”, destaca a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Ema Marta Dunck Cintra.

Nesta sétima edição, o Dia D terá como resultado das atividades a formulação e um documento, apontando as conquistas e desafios das unidades. Esse relato deverá ser encaminhado para a Seduc para a criação de práticas que auxiliem nos objetivos propostos.

Na Escola Estadual Professor Agenor Ferreira Leão, no bairro Tijucal, a diretora Silvana Alves Santos, destaca que foi a partir do Dia D que a unidade conquistou a participação dos pais da vida escolar.  Com a implantação da ação,  puderam ter um olhar crítico da comunidade sobre o desempenho dos rofissionais e das atividades desenvolvidas na escola.  “Esse ainda é um desafio com o Ensino Médio, pois os pais dos estudantes do já Fundamental participam”, relata.

Quando criado, em 2007, a Secretaria de Estado de Educação tinha como meta justamente integrar a comunidade escolar (estudantes, técnicos, professores e pais de alunos) numa discussão sobre a realidade  da escola, e o fazer pedagógico.



ROSELI RIECHELMANN

Assessoria Seduc-MT

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