segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Novo sistema do MEC vai oferecer 240 mil vagas em cursos técnicos

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA
 
O Ministério da Educação inicia à meia-noite de hoje (5) a oferta unificada de 239.792 vagas em cursos técnicos em todo o país.

Esses cursos, com carga horária entre 800 e 1.200 horas, fazem parte do Pronatec criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de aumentar o acesso ao ensino técnico e qualificação profissional. Até este mês, o programa registrou 4 milhões de matrículas.

O novo sistema, chamado de Sisutec, seguirá os moldes do Sisu, sistema em que estudantes podem concorrer a vagas em universidades públicas de todo o país. O ministro Aloizio Mercadante (Educação) reconheceu que o Brasil pouco desenvolveu a oferta de cursos técnicos profissionalizantes e citou como exemplo a Alemanha, onde a cada cinco alunos nesses cursos, há um em universidade.

"Estamos correndo atrás de um tempo que nós perdemos. Tem muito emprego [em áreas técnicas], e é uma alternativa a mais para quem faz o Enem", disse o ministro nesta segunda-feira (5) em coletiva de imprensa.

PÚBLICO ALVO
 
As vagas no sistema serão direcionadas prioritariamente para egressos do ensino médio da rede pública e bolsistas integrais da rede privada - 85% das vagas estão reservadas para esse perfil.

Para se candidatar, o estudante deve ter feito a última edição do Enem. "As pessoas que querem continuar estudando e não tiveram nota para ingressar [numa universidade] podem agora ter essa modalidade, em áreas onde o mercado de trabalho está muito aquecido", completou o ministro.

Quase 83% das vagas ofertadas no Sisutec (197.343) estão em instituições privadas. Para aderir ao sistema, no entanto, elas tiveram que apresentar IGC e CPC - índices que medem a qualidade da instituição e do curso, respectivamente - igual a 3 (o indicador varia entre 1 a 5).

No primeiro semestre deste ano, o congresso aprovou a participação das particulares no Pronatec. Ao aderir ao programa, as instituições vão receber recursos do governo em valores proporcionais ao número de vagas.

A estimativa é de que R$ 600 milhões sejam repassados às privadas neste ano para o pagamento das quase 200 mil vagas nas instituições.

CURSOS
Entre os cursos com maior número de vagas estão os técnicos em informática, enfermagem, logística e segurança do trabalho. O Estado de São Paulo concentra o maior número de vagas (76.662), seguido por Pernambuco (40.700) e Minas Gerais (27.947).
As inscrições no Sisutec podem ser feitas até o dia 12 de agosto pela internet. A primeira chamada ocorre no dia 14 e as matrículas acontecem nos dias 15 e 16 de agosto. O site do sistema é o e as inscrições podem ser feitas somente a partir da meia-noite de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário