Max G. Haetinger, palestrante
Nos últimos anos
temos sido bombardeados por novos termos, novos olhares, e novos valores na vida
e na educação. Do Marketing surgido nos anos 80 ao Bulling nos dias de hoje, a
educação e os educadores, têm feito um esforço tremendo para atualizar-se e
gerar novas saídas para um velho problema: Relação entre alunos, professores e o
conhecimento.
Mas qual seria a saída verdadeira? Existe uma
formula consagrada, que resolva nossas angustias frente ao quadro quase caótico
do ensino aprendizagem em muitos recantos deste mundo? Como promover uma escola
que seja capaz de mudar e se transformar sem perder o conteúdo? E
principalmente, como fazer tudo isto e manter os alunos focados e motivados no
processo de seu desenvolvimento como individuo e de sua formação?
Acredito que o dilema que nos encontramos como
ressalta sempre Edgar Moran em seus livros é CULTURAL !
Talvez porque em primeiro lugar, nós, adultos,
tenhamos esquecido que educar é fundamentalmente um ato de interação e troca
cultural e não um simples processo de transmissão e acúmulo de conceitos e
fórmulas, afinal não queremos formar alunos “GOOGLE”. Sim! É desta forma que
muitos jovens definem o colega de sala em que você pergunta e ele traz a
resposta decorada , e saibam: o GOOGLE esta cada vez mais rápido e eficiente, e
a escola se olharmos para os testes e provinhas que temos por ai , tem perdido
muito terreno, e estão ficando para traz e muitas vezes, desinteressantes aos
nossos alunos.
Mas como se vence em um cenário deste?
Pergunta-me um amigo diretor de uma escola de 1000 alunos. Max, como produzir
novas formas de ensinar e aprender se somos escravos do conhecimento acumulado e
das fórmulas e currículos entupidos de conceitos?
Vamos começar a olhar e refletir sobre as
palavras do nosso titulo:
CRIATIVIDADE: esta palavra tem perseguido nosso
dia a dia nos últimos trinta anos, mas o que ela pode realmente propor para a
escola e para as relações alunos professores e conhecimento?
Sem duvida a criatividade é uma das Valências
humanas mais importantes nesta era, do conhecimento e da informação.
Criatividade é o diferencial dos vencedores, quem gera novas idéias é quem se
destaca, não quem acumula informação, afinal qualquer aparelho eletrônico hoje
pode reter informação.
A forma com que usamos estas informações
acumuladas em nossa mente, em livros , DVDs, sites, redes sociais virtuais ou
reais, mp3, e por ai vai, é o que nos diferencia e nos torna autênticos ou não.
Por isto a criatividade passa ser muito importante em nossa formação , não basta
acumular , tem que criar para então se diferenciar das maquinas.
A criatividade vem para, de certa forma,
substituir a capacidade de memorização no processo de ensino/aprendizagem.
E não pensem que o pensar criativo é mágico, e
vem simplesmente como um dom divino. Ele é fruto de muito esforço, trabalho
duro, autonomia, expressão, diálogo, respeito mútuo, e principalmente, de uma
escola mais vivencial, mais conectada com a realidade em que vivemos. Uma escola
do jogo, das atividades lúdicas e da expressão, que esteja sempre se desafiando.
Uma escola onde os alunos têm a possibilidade de vivenciar o que sentem
necessidade, onde a tarefa começa no banco escolar, mas acaba na comunidade. Da
reflexão para a ação , e da ação para a expressão , da expressão para criação, e
da criação nasce à nova sociedade , da prosperidade e dos valores éticos
correspondentes com o tempo em que vivemos.
"A criatividade ultrapassa o puro lazer e podem
converter-se em aquisição de conhecimento quando se processa planejadamente. É
um meio de apropriação e transformação da realidade, gerando prazer e
conhecimento, de forma não exclusivas. Supõe uma relação do homem com o mundo,
em que o alvo não é meramente o conhecimento do que existe, mas a exploração do
existente para algo novo.” (BORDINI E AGUIAR,1993).
Sendo assim, espero que não haja duvida com
relação ao fato de que precisamos mudar a forma de propor o conhecimento e de
interagir com ele ou estaremos condenando nossos alunos a filas enormes de
desemprego, à violência urbana e as drogas.
Precisamos ajudar nossos alunos a formarem-se
seres criativos , ou como profetiza alguns filmes que os jovens adoram
(Exterminador do Futuro, Matrix e Avatar), seremos substituídos em maior grau
pelas máquinas, que já conquistaram bastante espaço em nosso dia-a-dia. E se
você que é professor pensa que está a salvo disso, e por muitos bons motivos
escolhe repetir a aula sempre da mesma forma, lembre-se que os processos de EAD
fazem isto com muito mais competência e ilustram, dão vida, e em muitos casos
fazem do professor uma figura tão ou mais presente que vários colegas que estão
de frente à seus alunos.
A segunda palavra de nosso título é INOVAÇÃO: e
inovar é hoje uma necessidade e não uma opção. Inovação está ligada a
transformação que temos que realizar em nossos processos de aprendizagem, de
gestão, financeiro, existencial,..., ou seja, nesse nosso mundo tão veloz e
quase frenético , ou estamos sempre em atualização , inovando, ou ficamos para
traz em instantes.
Vivemos em uma era onde em segundos as coisas se
transformam, onde o mundo está ao alcance de todos e um acontecimento no Japão
pode mudar nossa vida aqui no Brasil em instantes. Onde nossos jovens, através
do computador e de outros muitos meios de se conectar com esse universo
globalizado, mudam e transformam a sua forma de ser , fazer , ser e conviver
rapidamente e portanto, para estarmos com um discurso coerente e em condições de
por em prática tudo o que significa EDUCAR também precisamos nos adaptar e
estarmos em constante evolução e transformação .
Isto significa que na pratica da sala de aula
cada dia ao prepararmos a nossa aula devemos nos perguntar: Não existe uma nova
forma de abordarmos este conhecimento? Qual a melhor forma de transmitir esse
conteúdo ao meu aluno? Anexar em nossos processos mídias, vídeos, filmes,
áudios, fotos e pesquisas na WEB em nossa tratamento diário com o conhecimento.
Ao prepararmos nosso ano , pensar melhor na grade de conteúdo e o peso e valor
de cada um desses conteúdos, olhar para as especificidades culturais locais,
propor projetos para elaborar alguns conteúdos e principalmente incluir sempre
temas novos em sintonia com o novo tempo. Sendo que tema novo não é falar de
coisas de 10 anos atrás, é falar do hoje , contextualizar o conhecimento e
propor sempre interação .
Na economia formal a inovação é vista como única
forma de salvação e reinvenção das empresas e serviços, para mim, na escola
inovação é a única forma de mantermos os alunos presentes e mais que presentes
aprendendo, pois neste século assistir não significa aprender, aprender é
interagir, mas para interagirmos os processos tem que ser inovadores e
condizentes com a realidade de nossos educandos.
A teoria da evolução de Charles Darwin, nunca
teve tão presente entre nós. Colegas professores ou evoluímos ou seremos
extintos.
E nossa terceira palavra do titulo e também muito
importante é ENCANTAR. E aqui não pense que estamos neste século falando apenas
do sentido direto da palavra encantar ou encantamento. Sempre que me refiro a
este termo quero me referir ao sentido lúdico, se buscarmos as definições
formais veremos que encantar é exercer influencia mágica , fascinar, cativar
pessoas ou situações, é provocar admiração , causar satisfação no outro.
As definições descrevem uma ação cheia de valores
de fundamental importância , pois vivemos no mundo do encantamento e as crianças
deste cedo são encantadas pelos meios reais e virtuais que a cercam, do
parquinho de diversões (pracinhas Hi-tec, vídeo games, internet, computador,
câmeras digitais) aos passeios e conversas com amigos. Nossos alunos sejam eles
crianças, adolescentes ou adultos estão sujeitos a estes encantamentos
midiáticos e reais. E nossas aulas estão carregando dentro delas estes
encantamentos? Nosso discurso esta encantando ou assustando?
Certa vez perguntou-me um professor de uma escola
técnica: Max, mas o que é encantar na sala de aula? Como posso fazer isso?
Parece ser fácil quando lhe escuto mas na prática o que posso fazer?
Respondo agora a ele e a vocês que encantar em
sala de aula é fazer aquilo que o aluno não espera, é surpreendê-lo, é
fasciná-lo. Cabe ao educador realizar coisas novas, INOVAÇÃO e principalmente
proporcionar e buscar de seus alunos a CRIATIVIDADE no tratamento dos temas e
conteúdos. Com isso a escola se renova e ENCANTA, e nós professores podemos
construir de verdade a geração do futuro, que vai buscar novas saídas para este
mundo, novas idéias, novas atitudes e principalmente novos valores, necessários
diante desses grandes e novos desafios que temos nos deparado em nosso
dia-a-dia.
Beijos e paz
Prof. Ms. Max G. Haetinger, mestre em educação, especialista
em criatividade , tecnologias aplicadas na educação, psicopedagogo, palestrante
e autor de vários livros . Visite o site www.maxcriar.com.br. Max estará presente no Congresso
Internacional de Educação de Recife.
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