quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Criatividade, Inovação e Encantamento - A reinvenção da escola

Max G. Haetinger, palestrante

Nos últimos anos temos sido bombardeados por novos termos, novos olhares, e novos valores na vida e na educação. Do Marketing surgido nos anos 80 ao Bulling nos dias de hoje, a educação e os educadores, têm feito um esforço tremendo para atualizar-se e gerar novas saídas para um velho problema: Relação entre alunos, professores e o conhecimento.
Mas qual seria a saída verdadeira? Existe uma formula consagrada, que resolva nossas angustias frente ao quadro quase caótico do ensino aprendizagem em muitos recantos deste mundo? Como promover uma escola que seja capaz de mudar e se transformar sem perder o conteúdo? E principalmente, como fazer tudo isto e manter os alunos focados e motivados no processo de seu desenvolvimento como individuo e de sua formação? 

Acredito que o dilema que nos encontramos como ressalta sempre Edgar Moran em seus livros é CULTURAL !

Talvez porque em primeiro lugar, nós, adultos, tenhamos esquecido que educar é fundamentalmente um ato de interação e troca cultural e não um simples processo de transmissão e acúmulo de conceitos e fórmulas, afinal não queremos formar alunos “GOOGLE”. Sim! É desta forma que muitos jovens definem o colega de sala em que você pergunta e ele traz a resposta decorada , e saibam: o GOOGLE esta cada vez mais rápido e eficiente, e a escola se olharmos para os testes e provinhas que temos por ai , tem perdido muito terreno, e estão ficando para traz e muitas vezes, desinteressantes aos nossos alunos.

Mas como se vence em um cenário deste? Pergunta-me um amigo diretor de uma escola de 1000 alunos. Max, como produzir novas formas de ensinar e aprender se somos escravos do conhecimento acumulado e das fórmulas e currículos entupidos de conceitos? 

Vamos começar a olhar e refletir sobre as palavras do nosso titulo: 

CRIATIVIDADE: esta palavra tem perseguido nosso dia a dia nos últimos trinta anos, mas o que ela pode realmente propor para a escola e para as relações alunos professores e conhecimento? 

Sem duvida a criatividade é uma das Valências humanas mais importantes nesta era, do conhecimento e da informação. Criatividade é o diferencial dos vencedores, quem gera novas idéias é quem se destaca, não quem acumula informação, afinal qualquer aparelho eletrônico hoje pode reter informação. 

A forma com que usamos estas informações acumuladas em nossa mente, em livros , DVDs, sites, redes sociais virtuais ou reais, mp3, e por ai vai, é o que nos diferencia e nos torna autênticos ou não. Por isto a criatividade passa ser muito importante em nossa formação , não basta acumular , tem que criar para então se diferenciar das maquinas. 

A criatividade vem para, de certa forma, substituir a capacidade de memorização no processo de ensino/aprendizagem.

E não pensem que o pensar criativo é mágico, e vem simplesmente como um dom divino. Ele é fruto de muito esforço, trabalho duro, autonomia, expressão, diálogo, respeito mútuo, e principalmente, de uma escola mais vivencial, mais conectada com a realidade em que vivemos. Uma escola do jogo, das atividades lúdicas e da expressão, que esteja sempre se desafiando. Uma escola onde os alunos têm a possibilidade de vivenciar o que sentem necessidade, onde a tarefa começa no banco escolar, mas acaba na comunidade. Da reflexão para a ação , e da ação para a expressão , da expressão para criação, e da criação nasce à nova sociedade , da prosperidade e dos valores éticos correspondentes com o tempo em que vivemos.   

"A criatividade ultrapassa o puro lazer e podem converter-se em aquisição de conhecimento quando se processa planejadamente. É um meio de apropriação e transformação da realidade, gerando prazer e conhecimento, de forma não exclusivas. Supõe uma relação do homem com o mundo, em que o alvo não é meramente o conhecimento do que existe, mas a exploração do existente para algo novo.” (BORDINI E AGUIAR,1993).

Sendo assim, espero que não haja duvida com relação ao fato de que precisamos mudar a forma de propor o conhecimento e de interagir com ele ou estaremos condenando nossos alunos a filas enormes de desemprego, à violência urbana e as drogas. 

Precisamos ajudar nossos alunos a formarem-se seres criativos , ou como profetiza alguns filmes que os jovens adoram (Exterminador do Futuro, Matrix e Avatar), seremos substituídos em maior grau pelas máquinas, que já conquistaram bastante espaço em nosso dia-a-dia. E se você que é professor pensa que está a salvo disso, e por muitos bons motivos escolhe repetir a aula sempre da mesma forma, lembre-se que os processos de EAD fazem isto com muito mais competência e ilustram, dão vida, e em muitos casos fazem do professor uma figura tão ou mais presente que vários colegas que estão de frente à seus alunos.

A segunda palavra de nosso título é INOVAÇÃO: e inovar é hoje uma necessidade e não uma opção. Inovação está ligada a transformação que temos que realizar em nossos processos de aprendizagem, de gestão, financeiro, existencial,..., ou seja, nesse nosso mundo tão veloz e quase frenético , ou estamos sempre em atualização , inovando, ou ficamos para traz em instantes.

Vivemos em uma era onde em segundos as coisas se transformam, onde o mundo está ao alcance de todos e um acontecimento no Japão pode mudar nossa vida aqui no Brasil em instantes. Onde nossos jovens, através do computador e de outros muitos meios de se conectar com esse universo globalizado, mudam e transformam a sua forma de ser , fazer , ser e conviver rapidamente e portanto, para estarmos com um discurso coerente e em condições de por em prática tudo o que significa EDUCAR também precisamos nos adaptar e estarmos em constante evolução e transformação . 

Isto significa que na pratica da sala de aula cada dia ao prepararmos a nossa aula devemos nos perguntar: Não existe uma nova forma de abordarmos este conhecimento? Qual a melhor forma de transmitir esse conteúdo ao meu aluno? Anexar em nossos processos mídias, vídeos, filmes, áudios, fotos e pesquisas na WEB em nossa tratamento diário com o conhecimento. Ao prepararmos nosso ano , pensar melhor na grade de conteúdo e o peso e valor de cada um desses conteúdos, olhar para as especificidades culturais locais, propor projetos para elaborar alguns conteúdos e principalmente incluir sempre temas novos em sintonia com o novo tempo. Sendo que tema novo não é falar de coisas de 10 anos atrás, é falar do hoje , contextualizar o conhecimento e propor sempre interação . 

Na economia formal a inovação é vista como única forma de salvação e reinvenção das empresas e serviços, para mim, na escola inovação é a única forma de mantermos os alunos presentes e mais que presentes aprendendo, pois neste século assistir não significa aprender, aprender é interagir, mas para interagirmos os processos tem que ser inovadores e condizentes com a realidade de nossos educandos.
A teoria da evolução de Charles Darwin, nunca teve tão presente entre nós. Colegas professores ou evoluímos ou seremos extintos.   
E nossa terceira palavra do titulo e também muito importante é ENCANTAR. E aqui não pense que estamos neste século falando apenas do sentido direto da palavra encantar ou encantamento. Sempre que me refiro a este termo quero me referir ao sentido lúdico, se buscarmos as definições formais veremos que encantar é exercer influencia mágica , fascinar, cativar pessoas ou situações, é provocar admiração , causar satisfação no outro.

As definições descrevem uma ação cheia de valores de fundamental importância , pois vivemos no mundo do encantamento e as crianças deste cedo são encantadas pelos meios reais e virtuais que a cercam, do parquinho de diversões (pracinhas Hi-tec, vídeo games, internet, computador, câmeras digitais) aos passeios e conversas com amigos. Nossos alunos sejam eles crianças, adolescentes ou adultos estão sujeitos a estes encantamentos midiáticos e reais. E nossas aulas estão carregando dentro delas estes encantamentos? Nosso discurso esta encantando ou assustando? 

Certa vez perguntou-me um professor de uma escola técnica: Max, mas o que é encantar na sala de aula? Como posso fazer isso? Parece ser fácil quando lhe escuto mas na prática o que posso fazer?

 Respondo agora a ele e a vocês que encantar em sala de aula é fazer aquilo que o aluno não espera, é surpreendê-lo, é fasciná-lo. Cabe ao educador realizar coisas novas, INOVAÇÃO e principalmente proporcionar e buscar de seus alunos a CRIATIVIDADE no tratamento dos temas e conteúdos. Com isso a escola se renova e ENCANTA, e nós professores podemos construir de verdade a geração do futuro, que vai buscar novas saídas para este mundo, novas idéias, novas atitudes e principalmente novos valores, necessários diante desses grandes e novos desafios que temos nos deparado em nosso dia-a-dia.

Beijos e paz

Prof. Ms. Max G. Haetinger, mestre em educação, especialista em criatividade , tecnologias aplicadas na educação, psicopedagogo, palestrante e autor de vários livros . Visite o site www.maxcriar.com.br. Max estará presente no Congresso Internacional de Educação de Recife.

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