sábado, 23 de julho de 2011

Alunos do IFMT recuperam fontes de computadores em aulas sobre eletricidade

Redação 24 Horas News


Para trabalhar conhecimentos sobre eletricidade e facilitar o aprendizado de temas como eletrodinâmica e eletromagnetismo, o professor de Física do IFMT/Campus Cáceres, Cristiano Rocha da Cunha, desenvolve Projeto de Recuperação de Periféricos de Computadores envolvendo os alunos do 3º semestre do curso técnico em Redes de Computadores. O trabalho consiste na fundamentação teórica e aplicação prática dos conhecimentos desenvolvidos na disciplina de Eletrônica Básica e resulta em recuperação de fontes de computadores do campus.

“As aulas são dinâmicas porque os alunos aprendem os conceitos de eletrônica trabalhando em computador. Aprendem funções de componentes como resistores, capacitores, diodos e outros e visualizam o funcionamento de circuitos elétricos que contenham esses componentes. Identificam periféricos queimados e substituem por componentes de outra fonte, sem que haja gastos”, explica o professor.

No segundo ano de realização, o projeto já recuperou 30% das fontes de computadores estudadas pelos alunos. Elas são devolvidas ao setor de Tecnologia de Informação do campus para reutilização.

“Além de trabalharmos os conceitos da disciplina, promovemos uma otimização da verba pública, uma vez que esses periféricos recuperados não necessitam ser substituídos. Nosso objetivo ainda é melhorar esse índice de aproveitamento e buscar a recuperação de outros tipos de periféricos”, afirma Cristiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário