domingo, 17 de julho de 2011

Sugestão de Atividade com o jornal – Literatura

luan.santos

Tema: Literatura

1)Descrição

A literatura brasileira possui uma vasta riqueza e não é, ainda, muito reconhecida. Machado de Assis, Gregório de Matos, Carlos Drummond de Andrade, são autores que enriquecem uma grande lista de grandes contribuintes com nossa literatura. Por isso, vamos trabalhar, esta semana, com este importante tema para os nossos alunos, para que conheçam o quão vasta e linda é nossa literatura.

2)Questão

Qual a importância da literatura produzida aqui para a formação de uma cultura nacional e também regional?

3)Objetivo

Com este projeto, pretendemos expandir a visão que têm os alunos em relação à literatura. Mostrar para eles sua real dimensão e que foi e ainda é importante para a formação e afirmação daquilo que chamamos de cultura nacional, a partir do momento que relata diversos costumes, crenças e outros elementos culturais de nosso país.

4)Fontes base

Nossa fonte será a matéria intitulada ‘Drummond será o escritor homenageado na Flip 2012′, presente na edição de 11 de julho de 2011 do Jornal A TARDE, na página B4.
5)Modalidade
Ensino Médio
6)Temas transversais
Pluralidade cultural
7)Áreas do conhecimento
Língua portuguesa, história
Aula 1.
Assunto: O início de nossa produção literal
Área do conhecimento: língua portuguesa
Peça que os alunos, logo no início, leia a matéria que propomos para que possam compreender o que é a Flip, de maneira que isto lhes sirva de base para o restante das aulas e que no final possam produzir algo relacionado à literatura.

Para iniciar nossa semana literária, nada melhor do que começar do começo, de onde nossa produção da literatura brasileira se iniciou. O Padre José de Anchieta é tido como o representante do início da nossa produção literária. Ele produziu autos, poemas, sermões, cartas e hinos que eram utilizados na catequização dos índios. Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Alvares Cabral, também é um nome que se destaca, com suas cartas destinadas ao rei de Portugal, descrevendo a nova terra. Este é o período do Quinhentismo, durante o século XVI, que é a fase inicial da literatura nacional.

Desta forma, apresente aos alunos como toda a produção que conhecemos hoje se iniciou. Por isso, é importante destacar a participação dos autores deste período, mesmo que produzissem algo sem fins literários, seus escritos e relatos tiveram significativa relevância para o produção literária que os sucederia.

Uma boa fonte de pesquisa pode ser o link abaixo:
http://www.suapesquisa.com/literaturabrasil/
Aula 2.

Assunto: Escolas literárias do Brasil

Área do conhecimento: língua portuguesa

Agora que já conhecemos como se iniciou nossa literatura, vamos nos aprofundar nas escola literárias. Após o Quinhentismo, vieram uma série de outras escolas que tiveram muita influência do contexto histórico da época em que estavam presentes, mas isso é assunto para outra aula. As escolas literárias brasileiras são as seguintes: Barroco, Neoclassicismo ou Arcadismo, Romantismo, Realismo – Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, pré-Modernismo, modernismo e Neo-Realismo.

Para melhor aprendizado, peça que os alunos se dividam em grupos, de acordo com as 9 escolas literárias e que cada grupo pesquise sobre cada escola. Peça também que, dentro dos grupos, cada componente pesquise sobre um autor que representa aquele período.

Aula 3.
Assunto: contexto histórico das escolas literárias
Área do conhecimento: história

Na aula passada estudamos as escolas literárias do Brasil e vimos que o período histórico ao qual estão inseridas muito influenciou para o resultado de sua produção. Nesta aula, vamos pegar como gancho o período em que estas escolas literárias estão inseridas e estudar como estava o Brasil naquela época. Vamos focar na história do Brasil, claro que será, algumas vezes, necessário ver o que está acontecendo no mundo para que possamos entender o que se passa em nossas terras.

Você pode trabalhar, por exemplo, durante o período do Romantismo, onde ocorreram vários fatos históricos que marcaram o país. A vinda da família real portuguesa em 1808 e a Independência do Brasil, em 1822, são dois fatos que podem ser trabalhados e que influenciaram a produção literária. O período do Arcadismo também pode ser trabalhado, pois é marcado pela ascensão da burguesia, marcado assim o surgimento de uma época que valoriza muito mais o objetivo e a razão, em substituição das preocupações e conflitos, muito presentes no Barroco, e da fé.

Aula 4.
Assunto: Carlos Drummond de Andrade
Área do conhecimento: língua portuguesa

Ele foi um dos mais importantes representantes da literatura nacional, com seus poemas, contos e crônicas que encantaram diversas gerações de leitores. Foi ele também que inspirou nosso projeto pedagógico essa semana. Falamos de Carlos Drummond de Andrade, cronista, contista e poeta brasileiro que desempenhou importante papel para o Modernismo. Ele foi um dos grandes responsáveis pela criação do movimento modernista em nossa pátria e por isso merece uma atenção especial, já que o poeta será homenageado na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que é um importante evento para a literatura. Utilize a matéria que sugerimos como fonte de consulta para falar sobre o autor e a Flip.
Como fontes de pesquisa, você pode acessar os seguintes links:
http://www.flip.org.br/
http://www.releituras.com/drummond_bio.asp

Aula 5.
Assunto: Produção literária

Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre literatura, vamos pedir que pratiquem um pouco de produção textual. Peça que eles produzam um conto, uma poesia ou uma crônica para que possa ser exposto para os colegas nesta nossa última aula. Sugira que os alunos produzam textos de maneira que possam ser inseridos dentro de alguma escola literal, para que eles pratiquem o que aprenderam sobre as escolas, as características e peculiaridades de cada uma delas.

Após a produção, peça que eles leiam ou apresentem de alguma forma o que produziram para que todos possam interagir sobre suas produções e desta forma trocar experiências sobre o aprendizado.

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