sábado, 23 de julho de 2011

Dica de Filme: Cópia Fiel

Texto: Luan Santos

Ele é o grande cineasta indiano da atualidade, talvez o maior de todos os tempos. Seus filmes possem características muito peculiares e que encantam as plateias que os assistem. O cineasta de que estamos falando é Abbas Kiarostami, que escrever o roteiro e dirigiu o filme que servirá de base para a nossa seção ‘Vídeos’ esta semana. A obra é intitulada em português de ‘Cópia Fiel’ e foi lançada em 2009.

Este filme é uma homenagem do cineasta iraniano a uma grande obra da história do cinema: Viagem à Itália, de Roberto Rosselini, de 1954. Por isso, a história se passa na Itália. Conta a história de James Miller (William Shimell), filósofo inglês que pretende voltar logo à seu país.

Miller acaba de lançar um livro, onde discorre sobre diversos temas, entre eles um que é muito recorrente quando se fala de arte: as cópias. Ele diz que as cópias são positivas, pois só confirmam a superioridade do original.

Mas antes de voltar à Inglaterra, Miller é convidado por Elle (Juliette Binoche) para passear pelas ruazinhas da comuna de Lucignano, pequena cidade italiana. Elle é uma francesa dona de uma galeria que vive há muitos anos na Itália com seu filho. Entre um passeio e outro, James e Elle são confundidos como marido e mulher. Mas para quem pensa que eles não gostaram, se engana. Eles entram na brincadeira e resolvem encenar que são um casal.

O filme nos mostra claramente as duas obsessões cinematográficas de Abbas Kiarostami: a mulher e o tempo. O tempo, na narrativa do autor, é tido como aquilo que molda os homens, que os faz ser o que são. A mulher, por outro lado, é um grande paradigma nesta narrativa, assim como em outras do cineasta. No Irã, a situação da mulher é quase na clandestinidade, ficando em estado de suspensão e o tempo não age sobre elas. Assim, Kiarostami constrói sua narrativa buscando socorrê-las. E o filme, desta forma, nos mostrar uma dualidade de discursos: James Miller filosofando sobre a arte e seus problemas e Elle interrogando sobre os anos mal vividos, de maneira que o tempo age sobre ela.

Pensar em educação

O filme nos mostra questões de grande importância para que possamos discutir em sala de aula. E a principal delas está em primeiro plano no filme. Trata-se da questão da mulher inserida na sociedade, com direitos e deveres iguais aos dos homens. Em pleno século XXI, onde tais diferenças já não deveriam ser sentidas, ainda percebemos certa disparidade de sexos e o filme de Abbas Kiarostami nos faz refletir sobre isso.

Podemos ainda discutir com os alunos a questão do tempo que é tão importante nesta narrativa. O tempo que para Elle foi responsável por uma vida de muitos problemas, enquanto para Miller, foi responsável por uma série de reflexões. Pode-se trabalhar com os alunos esta questão temporal de maneira a fazê-los refletir sobre a importância de aproveitarem a vida, mas sempre de maneira a fazer as coisas certas, sem ultrapassar o que sua faixa etária lhes permite. Assim, você pode, por exemplo, trabalhar a questão do sexo com os alunos, mostrando a importância do amadurecimento para que ingressem na vida sexual.

Cópia Fiel é uma obra que possui uma temática muito interessante, com roteiro inteligente e direção impecável. Juliette Binoche esteve fantástica, o que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz no festival de Cannes, sem falar na excelente atuação de William Shimell. Com uma série de bons temas e reflexões, pode ser utilizado na educação de maneira a contextualizar com questões do dia a dia, assim como com temáticas maires que se apresentam como objeto de reflexão do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário