domingo, 17 de julho de 2011

Opinião:Assim, como somos

Publicado 13/06/2011
www.olhardireto.com.br

Autor: Iza Aparecida Saliés

No dia da confirmação que Cuiabá sediaria a copa do mundo, confesso que tive a impressão que estava sonhando, para nós, coisa difícil acontecer, mas aconteceu e será realizada, com certeza.

Preste a realizar esse sonho, desejo de antanho dos mato-grossenses, não podemos deixar que pessoas e ou instituições possam vibrar negativamente, torcendo contra, gerando instabilidade na opinião pública e mais, divulgando negativamente Cuiabá e o estado de Mato Grosso.

Com certeza faremos tudo para colaborar com as ações da copa, e digo mais, estamos preparados para sofrer no trânsito e no calor, como também estamos imbuídos em apoiar as iniciativas do Governo pela Agecopa.

Muitos questionam a capacidade que Cuiabá tem para receber a copa do mundo, e para enfraquecer a gestão atual, a mídia faz questão de divulgar qualquer fato pejorativo sobre a copa na capital, para depreciar o desenvolvimento das ações do evento no Estado.

Como dizia os antigos sábios “maldade, dá muito que falar”, e este assunto estão rendendo muito.

Cuiabá não é a única cidade do país que está com problemas e ou dificuldades de desenvolver o seu planejamento para a copa, não podemos esquecer que a capital faz parte de um contexto maior de responsabilidades, só para citar um exemplo: a reforma do aeroporto Marechal Rondon é de competência da união, e até agora não saiu do papel. Como sabemos muito bem.

Entretanto, convictos do tamanho e da complexidade que demanda a realização desse evento para um Estado, o que nós mato-grossenses sabíamos, ainda assim, estamos preparados, ao nosso modo e forma, e digo mais, faremos o que for preciso para não perder esse evento.

O Senhor Maggi criou o órgão gestor das ações da copa no estado, a Agecopa. Na verdade essa instituição tornou-se um balaio de gato, órgão composto por muitas celebridades falidas nas urnas, com crista arrepiada, vaidade à flor da pele, causando desentendimentos internos e externos para o governo, sem a mínima discrição profissional.

O mentor desse balaio fez tanta firula ao sair do governo, deixando para trás restos de conflitos encubados nas entranhas do poder estatal causando para o atual governo sérias complicações administrativas, econômicas e políticas. E ainda deixou reflexos negativos em suas artimanhas políticas, tudo não possa de chuleio mau feitos, que por sinal, está muito difícil de lidar. Haja paciência!

A intenção do Senhor Maggi era angariar dividendos políticos para sua grande pretensão, o senado conseguiu, mas, uma coisa eu vou dizer, que sejamos justos com quem merece, foi Carlos Orione o maior articular para a copa acontecer em Cuiabá.

Falando um pouco sobre a história de Cuiabá, cabe lembrar que ainda sofremos os reflexos de uma cidade provinciana que no passado teve dificuldades para conviver com a modernidade, apagou o seu passado para transformar numa capital desenvolvida, fazendo frente aos nossos co-irmãos de Mato Grosso do Sul.

Forçada a garantir o titulo de capital de Mato Grosso, Cuiabá precisava progredir, tinha que desenvolver com rapidez. Na época, deixamos demolir a antiga Catedral para construir a atual matriz da Praça Alencastro.

O progresso veio às duras penas, chegou arbitrariamente sem tempo para compreender e aceitar as mudanças necessárias para a época.

Sentimos os reflexos desse passado até hoje, com a chegada da copa precisávamos de outro estádio, resolveram demolir o antigo verdão para dar espaço à Arena Pantanal, precisávamos construir um estádio maior, moderno com capacidade para atender o evento da copa. Então o estádio “José Frageli” também apelidado de verdão foi demolido com a promessa de ser um novo monumento esportivo, o que causou indignação por parte de alguns cuiabanos.

Será que o desenvolvimento vai atropelar a história da capital do estado Cuiabá outra vez?

É fato que Cuiabá, capital de pequeno porte, precisa de muitos investimentos para a realização do evento, isso todos nós já sabíamos, mas agora, querer divulgar notícias denegrindo sua imagem é coisa de pessoa ou instituição que desejam prejudicar a nossa conquista. Parece que há uma corrente torcendo contra para que esse fato não aconteça com brilho e faça parte da nossa história.

Não admitiremos que pessoas imbuídas em apregoar a insensatez, venha espargir notícias pejorativas sobre a nossa capacidade de realização do evento, de forma alguma seremos combalidos por pessimistas derrotados, que semeiam discórdia.

Somos um povo apaixonado por futebol, por isso faremos tudo lindo, e receber com muito calor humano os jogos da copa.

Assim, como somos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário