sábado, 23 de julho de 2011

MT- Comunidade comemora a inauguração das obras no Campus do Médio Araguaia

22/07/2011 - 10:51
Assessoria/Unemat


A comunidade do Araguaia está em festa com a entrega das novas instalações do Campus Universitário da Unemat no Médio Araguaia. A obra foi inaugurada na manhã de quarta-feira (20.07) em Luciara com a presença do vice-governador Chico Daltro, do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, do deputado Baiano Filho, do reitor da Unemat, Adriano Silva, e de vários prefeitos da região.

Durante a solenidade o reitor aproveitou para anunciar a abertura de 300 vagas no vestibular para 2012/1 para os cursos de Licenciatura em Química, a ser ofertado no município de Luciara, de Licenciatura em Letras e Ciências Sociais do Campo, a ser oferecido em Confresa e de Licenciatura em Educação Física e Ciências da Computação que será oferecido em Vila Rica. A oferta dos cursos já foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) e pelo Conselho Universitário (Consuni).

O campus da Unemat na região completa em 2012, 20 anos de instalação, e a oferta de novos cursos, bem como a reforma e ampliação da estrutura física que acaba de ser inaugurada e também os investimentos da ordem de R$ 120 mil que estão sendo feitos pela instituição para a aquisição de mobiliário, carteiras, climatizadores, novos computadores e materiais para laboratórios vai garantir mais qualidade na oferta do ensino prestado.

No campus do Médio Araguaia foram investidos cerca de R$ 360 mil oriundos da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia com contrapartida da Prefeitura Municipal que administrou a obra. No local foram construídas novas salas de aula, salas de administração, um auditório, além de reforma da estrutura antiga.

O vice-governador Chico Daltro destacou que participar da solenidade de inauguração das obras no Médio Araguaia lhe causa emoção, Eu estive aqui, num prédio humilde, mas vocês acadêmicos são a prova viva da resistência, da coragem e da luta em prol da Educação. Ele também se posicionou favorável a emenda constitucional a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada pela Assembléia Legislativa que garante 2,5% da receita do Estado para a Unemat.

Para o reitor da Universidade, professor Adriano Silva, não tem sentido investir em prédios se não for para levar o conhecimento. Segundo ele, esta é a razão pela qual a Unemat vai ofertar mais cinco cursos na região para continuar o processo de formação e qualificação da mão de obra. Ele lembrou também a trajetória da instituição e do Programa Parceladas que foi iniciado há 20 anos na região do Médio Araguaia como um programa pioneiro e corajoso por enfrentar as distâncias e garantir a formação de qualidade no interior. Nós temos o orgulho de termos cerca de 90% dos professores em todos os municípios da região formados pela Unemat, e isso graças a coragem dos que há 20 anos decidiram levar a educação em várias partes do interior do Estado. Agora com essa construção podemos garantir cada vez mais qualidade aqui no Médio Araguaia.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, destacou a importância da Unemat, para o desenvolvimento de Mato Grosso, por isso a necessidade de ampliar o orçamento da instituição a fim de que a mesma possa ampliar a oferta de cursos e serviços para a população. Eu olho para o Mato Grosso e só vejo uma saída: ter na educação o instrumento de transformação social. E a Unemat tem que estar onde a universidade privada ou mesmo a Universidade Federal não chegam.

O prefeito de Vila Rica, Naftaly Calisto da Silva, que falou em nome dos demais prefeitos presentes, destacou a importância da Unemat no desenvolvimento da região, graças a descentralização da instituição com a oferta de cursos superiores. Em 2001 no nosso município nós tínhamos menos de 10% dos professores do nosso município com nível superior, hoje temos 98% dos nossos professores formados, e isso graças a Unemat, afirmou.

O prefeito de Luciara, Parassú de Souza Freitas, lembrou que a entrega das novas instalações do campus é uma prestação de contas para a sociedade. Além disso, ele enfatizou a importância de que a Unemat oferte cursos também em outros municípios como forma de fortalecer toda a região.

Para o coordenador regional do Campus da Unemat no Médio Araguaia, professor Luiz Antônio Barbosa Soares (Tonico) é fundamental os investimentos na estrutura física para garantir mais conforto e condições de ensino. Eu vejo que hoje a Unemat está melhor do que há sete anos, mas temos que continuar melhorando e ampliando a oferta de cursos para a população, porque até 2007 os cursos oferecidos pela instituição na região eram destinados somente para quem estava em sala de aula, com isso a população ficava feliz, mas também triste porque outras pessoas não podiam participar. Depois ampliamos, garantindo 50% das vagas para ingresso para professores e 50% para a comunidade em geral, e desta forma vamos garantindo cada vez mais acesso ao ensino superior, público e de qualidade.

Na solenidade também estiveram presentes os prefeitos de Alto Boa Vista, Wanderley Iderlan Perin, de Bom Jesus do Araguaia, Aloisio Irineu Jakobi, de Confresa, Gaspar Domingos Lazari, de São Félix do Araguaia, Filemon Gomes Costa Limoeiro, de Serra Nova Dourada, Valdivino Carmo Cândido, além de secretários municipais de Santa Terezinha, São José do Xingu, Confresa, Vila Rica, São Félix do Araguaia, além de vereadores e demais autoridades civis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário