domingo, 17 de julho de 2011

MT- Horta cultivada pelas crianças do Peti melhora a alimentação

Redação 24 Horas News



A época da colheita dos alimentos é o momento que as crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Instituto Padre João Peter mais gostam, ressalta a coordenadora da horta, engenheira agrônoma Cleusa Ceolin.

Porém, segundo ela, além de aprender a cultivar o solo, plantar e regar as hortaliças, a iniciativa ensina valores muito maiores, que podem ser utilizados por toda a vida, como a importância do respeito ao próximo, da responsabilidade e do trabalho em equipe.

A horta é apenas uma das diversas atividades desenvolvidas pelas cem crianças atendidas, através da parceria entre o Peti e o instituto. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde que garante toda a infraestrutura para que sejam cultivadas dezenas de espécies de hortaliças que, além de complementar a alimentação servida na instituição, quando há excedente na produção, os alunos levam os alimentos para a casa.

A coordenadora do Peti, Mônica Grabia explica que a maioria dos alunos foram encaminhados ao programa pelos pais, com o objetivo de evitar que ficassem nas ruas ou sozinhos em casa. No local, as crianças participam de oficinas de artesanato, música, teatro, coral, aulas de taekwondo e reforço escolar.

Oportunidades que se refletem no aprendizado escolar, melhoram a autoestima dos alunos e ainda abrem um leque de perspectivas para o futuro. Segundo Mônica, para participar do programa, os alunos devem ter entre 6 e 16 anos de idade, frequentarem a escola e terem bom rendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário