sábado, 23 de julho de 2011

MT - Estudante alega “calote” de Unic e Unirondon

20/07/2011 - 16h43
Izabela Andrade e Thais Tomie
24 Horas News

As duas principais instituições particulares de ensino superior de Cuiabá, Centro Integrado Cândido Rondon (Unirondon) e Universidade de Cuiabá (Unic) são alvos de denúncias de uma estudante que está indignada com o desrespeito e despreparo quanto aos cursos que são ofertados, porém não formam turmas.

Ao sentir-se ludibriada por uma possível propaganda enganosa, M.R.S, 20 anos entrou em contato com a reportagem do Portal de Notícias 24 Horas News para denunciar o caso. Em menos de seis meses a estudante desembolsou mais de R$ 1.200 entre taxas de inscrição de vestibular por agendamento e mensalidades dos cursos de Comércio Exterior e Administração. As intuições que anunciam facilidades para o ingresso no ensino superior se negam a fazer a devolução do dinheiro investido.

A jovem que em fevereiro deste ano prestou vestibular para Comércio Exterior na Unic para o período matutino, somente no primeiro dia de aula foi informada que a turma não havia sido fechada. Segundo explicações da Universidade seriam necessários no mínimo 20 alunos para liberar o curso. Numa tentativa de acordo a Unic ofereceu uma vaga para o mesmo curso, só que a noite. Mas, como a jovem já faz faculdade de Mecânica e Manutenção de Aeronaves não se interessou e tentou pela primeira vez reaver o dinheiro.

Apesar da desistência, a Unic que se negou a devolver o dinheiro ainda enviou os boletos durante três meses e fez cobranças por meio de mensagens de celular. Revoltada com a situação ela ingressou com processo por danos morais e mesmo em audiência de conciliação a Universidade se recusou a fazer qualquer tipo de acordo.

Na Unirondon que oferece mais de 30 cursos, a situação foi a mesma. “Lá na Unirondon, onde prestei vestibular para administração pelos menos eles foram gentis e me avisaram que haveria turma, mas, a burocracia e o jogo de empurra-empurra impedem que a devolução do meu dinheiro seja automática. É um absurdo!”, desabafa a jovem.

Da mesma forma que na Unic, foi sugerido que ela então realizasse as aulas à noite, e a responsável pelo setor financeiro falou para que ela pegasse o dinheiro de volta ou que retornasse no próximo semestre para fazer outro curso. Nesta quarta-feira (20), ela foi até a faculdade resolver a pendência. Ela foi informada de que deveria fazer um requerimento e aguardar para receber o dinheiro sem previsão de data, no entanto, não foi informado quais os documentos deveriam ser apresentados para o ressarcimento. Ela conta que seu caso não é o único.

Por outro lado, a Unirondon contesta as informações da jovem. Segundo a diretoria da Instituição basta ela estar com o recibo do pagamento da matrícula que o dinheiro é devolvido imediatamente. Caso esteja sem o documento, a jovem deve fazer o requerimento e aguardar para ter direito ao ressarcimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário