domingo, 17 de julho de 2011

Projeto libera universidades de exigir pós de professores

Redação 24 Horas News



Um projeto de lei em tramitação no Senado Federal causa polêmica no meio acadêmico ao permitir que os professores sem mestrado e doutorado possam ser admitidos nas instituições de ensino superior públicas e privadas. A proposta de autoria da comissão de Serviços de Infraestrutura deve ser discutida no Plenário nesta terça-feira.

O projeto de lei 220, de 2010, que pretende alterar a Lei de Diretrizes Bases (LDB), autoriza a contratação de docentes nas áreas tecnológica e de infraestrutura que possuam apenas o diploma de graduação, desde que comprovem experiência profissional. Na justificativa, os senadores lembram a "preocupante" falta de professores pós-graduados, especialmente com mestrado e doutorado, o que poderia comprometer o desenvolvimento econômico exigido para o País.

A iniciativa do Senado foi criticada na 63ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior encontro científico do País, realizado desde domingo em Goiânia (GO). Segundo a presidente da SBPC, Helena Nader, se o projeto virar lei, fragilizará ainda mais todo o sistema de ensino brasileiro.

"Tal disparate legal, tal crime de lesa pátria, já passou pela comissão de educação do Senado e deverá ir à votação em Plenário nesta terça-feira", disse. "Não podemos admitir a possibilidade de esse projeto vir a se tornar lei. Será um passo atrás sem precedentes no árduo processo de construção de um sistema de ensino eficiente e decente em nosso País", afirmou Helena.

Se aprovada no Senado, a proposta deve passar ainda por votação na Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário