sábado, 23 de julho de 2011

Capes duplica oferta de bolsas de estudo no exterior

Terra

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, vai duplicar a oferta de bolsas de estudos para estágio fora do País. Para 2011, a Capes prevê a oferta de 2,8 mil bolsas de doutorado na modalidade sanduíche (programa parcialmente realizado em outra instituição de ensino, brasileira ou estrangeira). Há a expectativa de chegar a 7.669 bolsas em 2014.

Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), cursos de doutorado com notas entre 3 e 7 na avaliação da Capes podem se candidatar a receber duas cotas de bolsas, o que representa 12 meses de estudo. Cada cota pode ser usada por até três estudantes, em um período mínimo de quatro meses. Antes, apenas os cursos com nota acima de 5 recebiam uma só cota.

De acordo com a diretora de relações internacionais da Capes, Denise Neddermeyer, o PDSE facilita o acesso dos doutorando aos benefícios. "Foi executado um trabalho para desburocratizar o procedimento de concessão das bolsas", disse.

Para fazer a inscrição, o aluno de curso de doutorado habilitado deve reunir a documentação necessária para a seleção prévia na instituição de ensino superior e encaminhá-la ao coordenador do programa de pós-graduação, que designará uma comissão para análise das propostas e escolha dos candidatos aptos a participar. Uma vez declarado apto, o candidato fará a inscrição na página eletrônica da Capes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário