terça-feira, 9 de abril de 2013

Dar e Receber

Autor: Eldes Ivan de Souza
Este artigo é uma adaptação que fiz da segunda lei espiritual do sucesso, do livro As Sete Leis Espirituais do Sucesso, de autoria de Deepak Chopra, editora Best Seller, 20ª edição, e começa assim :

O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo. O que for o teu desejo, assim será tua vontade. O que for a tua vontade, assim serão teus atos. O que forem teus atos, assim será teu destino.

- Brihadaranyaka Upanishad IV, 4.5

Ao que se sabe, o universo opera através de trocas dinâmicas, onde nada é estático e tudo está em constante movimento e transformação, de modo que a energia do cosmo está sempre interagindo com a nossa mente, estabelecendo uma circulação de energias que tem de fluir para não estagnar. É essa troca que mantém a nossa saúde e a afluência circulando em nossa vida.

Da mesma forma, todo relacionamento depende de dar e receber. Sobre isso, releva salientar que antigo conhecimento místico, praticado entre os egípcios, revelava a existência de uma lei espiritual que dizia mais ou menos o seguinte : toda vez que uma prece for ouvida e o pedido concedido, será nossa obrigação fazer alguma compensação não apenas por meio de uma prece de agradecimento, mas, também, fazer uma doação a bem de outras pessoas, mas de maneira secreta e anônima. Essa lei é conhecida e praticada entre os místicos rosacruzes, onde recebe o nome de Lei de Amra, e foi – como dito – uma prática comum entre os egípcios, e, mais tarde, foi adotada pelos povos hebreus influenciando suas práticas religiosas.

No plano da espiritualidade, o universo é rico em abundância e nós precisamos aprender a manter essa abundância circulando em nossa vida. É preciso que cada um de nós compreendamos que tudo o que há de valioso na vida só se multiplica quando é dado de boa vontade.

Assim, é só praticando a lei da doação que você descobre que quanto mais dá, mais recebe. Hoje, escudado na lei da física, sabemos que isso é uma verdade, pois, “toda ação gera uma reação de igual intensidade”(a terceira lei de Newton). A bola que você joga na parede retorna com a mesma velocidade e intensidade. E a doação que você faz, sendo de boa vontade, também retorna imediatamente, principalmente em forma de alegria e contentamento interior. Jesus, o Cristo, muito nos falou acerca da lei do dar e receber: Faça o bem que quereis que os homens vos façam e eles também vos farão ((Mt 7,12). O apóstolo Paulo também dá a conhecer essa lei do dar e receber ao fazer referência a ela, dizendo: “Recebi tudo”, e em abundância. Estou bem provido” (Filipenses 4,18-19).

Então, eu convido você a também praticar a lei do dar e receber, fazendo o seguinte: se você quer alegria, dê alegria aos outros. Se deseja amor, aprenda a dar amor. Se procura atenção e apreço, aprenda a dar atenção e apreço. Se quer bens materiais, ajude os outros a se tornarem bem sucedidos. A maneira mais fácil de obter o que se quer é ajudar os outros a conseguir o que querem. Se você almeja ser abençoado com todas as coisas boas da vida, aprenda a abençoar silenciosamente a todos com as coisas boas da vida.

Mas, se você não está podendo dar algum dinheiro, dê ao menos uma flor, um elogio, um sorriso, uma oração, que tem a mesma grandiosidade e valor. Na verdade, as formas mais poderosas de dar são imateriais e constituem dádivas de carinho, atenção, afeto, apreço e amor. Elas são mais preciosas e não custam nada.

Quando você encontrar alguém, ofereça-lhe uma benção silenciosa, deseje felicidade, contentamento e alegrias. Esses presentes silenciosos são poderosos, e se você busca antes essas coisas – não só para si, mas para os outros – tudo mais virá a você espontaneamente e com muita abundância.

É dando que se recebe, ensinava São Francisco de Assis. E, parafraseando Leonardo Boff, eu diria que o ser humano, quanto mais dá acolhida e amor mais se enriquece, mais se orna de valores, mais cresce e irradia como pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário