quarta-feira, 10 de abril de 2013

MT - Programa Saúde na Escola acompanha a qualidade de vida de estudantes

Aferição do Índice de Massa Corporal (IMC) e palestras sobre a importância da
Volney Albano / Assessoria Seduc-MT
Programa Saúde na Escola acompanha a qualidade de vida de estudantes
alimentação saudável marcaram as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) esta semana, na unidade de ensino fundamental Maria Hermínia Alves, localizada no CPA IV, em Cuiabá. 
 
Os alunos participaram das atividades após aprenderem em sala de aula como aferir o IMC e os prejuízos causados a saúde em decorrência da obesidade. De acordo com a diretora Hélia Regina Ormond, em 2012 a equipe gestora definiu junto com a comunidade escolar focar em ações de melhoria da qualidade de vida dos alunos. 

“Verificamos que muitos de nossos estudantes estavam com dificuldades para fazer educação física em função do excesso de peso. Também trabalhamos desde 2011 a temática da gravidez na adolescência”, disse. Ela contou que naquele ano, seis alunas ficaram grávidas e quando o tema passou a ser discutido nas aulas, no ano seguinte apenas duas adolescentes engravidaram precocemente.

O PSE trata-se de uma ação desenvolvida pelos Ministérios da Educação (MEC) e
Volney Albano / Assessoria Seduc-MT
Programa Saúde na Escola acompanha a qualidade de vida de estudantes
Saúde (MS) em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais, que visa à promoção e prevenção da saúde entre os estudantes de Escolas Públicas do país. Para participar as unidades precisam fazer a pactuação anual ao programa junto às prefeituras.
 
Apesar das atividades do PSE integrarem o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Maria Hermínia, a Escola ainda não fez a pactuação. Contudo, a coordenadora do programa na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Mariza de Souza destaca que as unidades podem desenvolver as ações, independente de estarem pactuadas.

Mariza cita que a pactuação é importante porque garante verbas específicas do MS aos municípios para integração das ações das unidades de ensino com os serviços públicos de saúde. “Nesse sentido estamos trabalhando para atingir a meta de pactuar as 739 Escolas Estaduais. Em 2012 cerca de 400 participaram”, disse. 

Seduc Dentro das ações do PSE, a Seduc enviou no ano passado livros e cartilhas para todas as Escolas Estaduais. O material trata sobre temáticas como prevenção ao alcoolismo, drogas, doenças sexualmente trasmissíveis, saúde reprodutiva, entre outros. “Também encaminhamos balanças que foram adquiridas com recursos do MEC para aferição de peso”, finalizou Mariza.

VOLNEY ALBANOAssessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário