terça-feira, 9 de abril de 2013

MT - Instituição não governamental apresenta política de sustentabilidade

A elaboração de um diagnóstico sobre o estilo de vida da população de Mato
André Ribeiro / Assessoria Seduc-MT
Instituição não governamental apresenta política de sustentabilidade
Grosso e de Cuiabá visando a implementação de políticas sustentáveis foi discutida nesta segunda-feira (09.04), na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por integrantes do governo do Estado, prefeitura e da Organização Não Governamental (ONG) WWF. 
 
A ideia é que o Estado promova a realização do estudo denominado: Pegada Ecológica, que deverá ser feito por uma empresa de consultoria ambiental para medir em hectares (ha), a extensão de território per capita, que a sociedade matogrossense e cuiabana “utiliza”, em média, para se sustentar. Para que haja sustentabilidade, o hectare per capita global utilizado deve ser de no máximo 1,8.

De acordo com a analista de Programa de Conservação da WWF, Terezinha Martins,
André Ribeiro / Assessoria Seduc-MT
Instituição não governamental apresenta política de sustentabilidade
Cuiabá será a primeira cidade-sede da Copa do Mundo 2014 que pode ter um diagnóstico sobre a pegada ecológica da população. “A partir dos dados obtidos poderemos implantar ações conjuntas entre as Secretarias de Estado, do município e empresários locais para criarmos planos de ações sustentáveis nas diversas áreas que envolvem a cidade e o Estado”, disse.
 
O secretário Ságuas Moraes destacou que a realização do diagnóstico pode ser mais um dos legados que o governo do Estado deixará para a capital, referente à Copa. “Esse diagnóstico vai mostrar com detalhes dados como emissões de carbono, entre outros, que apontarão para as áreas que temos que trabalhar para redução dos impactos ambientais”, disse.

Entre as ações que poderão ser desenvolvidas está a construção de Escolas Sustentáveis. Seduc, WWF e UFMT já estão efetivando uma dessas unidades em São Pedro de Joselândia, distrito de Barão de Melgaço. A analista da WWF e a gerente de Educação Ambiental da Secretária, Gisele Gomes deverão discutir com secretário da Copa, Mauricio Guimarães, a formalização de um memorando de intenções para realização da pesquisa.

VOLNEY ALBANOAssessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário