quinta-feira, 11 de abril de 2013

UFMT firma contrato para facilitar a busca por fontes de financiamento de projetos

Redação 24 Horas News


A Secretaria de Articulação e Relações Institucionais (Sari) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) firmou contrato com o sistema de prospecção de agentes financiadores em pesquisa, desenvolvimento e inovação (Sistema Financiar) com objetivo de facilitar o acesso a pesquisadores, professores, gestores, captadores de recursos e extensionistas aos recursos para financiamento de seus projetos. 
 
Trata-se de um sistema interativo de busca, via web, que concentra informações sobre oportunidades de financiamento nacionais e internacionais de todas as áreas do conhecimento e disponibiliza essas informações aos seus assinantes. O Sistema Financiar foi desenvolvido pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) em parceria com a Fundação de apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A UFMT, por meio da Sari, adquiriu 400 assinaturas e as primeiras 100 assinaturas já foram liberadas para acesso a partir do dia 2 de abril. 
 
Pelo sistema são divulgadas oportunidades de fomento por meio de editais, chamadas, anúncios e convites, prêmios, bolsas e estágios, auxílios a eventos, publicações e viagens nas áreas de ciência, tecnologia, desenvolvimento social, meio ambiente e inovação. A ferramenta permite ao assinante acesso a fontes de financiamento nacionais (Capes, CNPq, FINEP, Fundações de Amparo à Pesquisa de diversos estados, BNDES, Petrobras, BB, IPEA) e internacionais (European Commission Europe Aid, European Union, Swiss National Science Foundation – SNSF, American Association of Immunologists – AAI e American Association for Laboratory Animal Science – AALAS), em todas as áreas.
 
A gerente de projetos da Sari, Patricia C. de Souza, fez uma apresentação sobre o Sistema Financiar para os pesquisadores do Fórum de Pesquisa e de Pós-graduação da UFMT. Na ocasião, ela explicou os passos para sua utilização e informou aos interessados em adquirir a assinatura do Sistema Financiar que o termo de compromisso, devidamente preenchido e assinado, deve ser entregue à Gerência de Projetos da Sari até o dia 30 de abril. 
 
A secretaria solicita aos professores e pesquisadores da UFMT que verifiquem a caixa de entrada ou a caixa de lixo eletrônico e procurem pelo e-mail financiar@financiar.org.br, pois nesse e-mail foram enviados o login, a senha e as instruções para acesso ao sistema.
 
Pela UFMT, terão acesso à senha do Sistema Financiar a reitora, o vice-reitor, pró-reitores, secretários, diretores de institutos e faculdades, coordenadores de programas de pós-graduação, líderes de grupo de pesquisa e coordenadores de núcleos de pesquisa, desde que certificados, dentre outros. Demais interessados e não listados neste grupo podem fazer parte de uma lista de espera enviando e-mail para projetos_sari@ufmt.br, com assunto Lista de Espera Financiar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário