quarta-feira, 10 de abril de 2013

MT - Cuiabá ganha página na internet

Redação 24 Horas News

A capital de Mato Grosso é uma das cidades brasileiras avaliadas na seção Acompanhe a Mobilidade, recém-lançada pelo portal Mobilize Brasil. Na página é possível saber tudo sobre a situação presente dos transportes na cidade e entender como andam os projetos de mobilidade urbana sustentável (VLT, ciclovias e calçadas) previstos para os próximos anos.
 
"A seção é o resultado de um trabalho árduo de meses de garimpo e consolidação de dados que envolveu minha dedicação pessoal e de toda a equipe do Mobilize, na busca de informações dispersas e algumas até controversas", explica Ricky Ribeiro, criador e diretor do portal.
 
A seção Acompanhe a Mobilidade foi concebida na forma de gráficos  e tabelas para que as informações estejam acessíveis de forma direta e objetiva. Na página principal o leitor tem acesso a vários indicadores de mobilidade, com comparações entre as cidades brasileiras. São dados como:
 
- estrutura cicloviária
 
- metrô
 
- ônibus acessíveis
 
- custo da tarifa de ônibus
 
- calçadas
 
- rampas para cadeirantes
 
- arborização
 
- existência de placas de ruas
 
- quantidade de viagens motorizadas
 
- emissão de poluentes por veículos
 
- mortes no trânsito e outras informações de cada cidade.
 
 
Por enquanto, a seção reúne dados de Manaus, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Curitiba e Porto Alegre, além de dados parciais de Campo Grande e Florianópolis.
 
O portal Mobilize Brasil pretende ampliar gradativamente a abrangência da seção, até atingir as capitais e principais cidades do país. 
 
A ideia, segundo Ricky Ribeiro, é estimular a participação de voluntários em todo o Brasil para gerar um mapa nacional da mobilidade urbana sustentável. "Os números que levantamos, já mostram, per si, que caminhamos para uma situação caótica, e que em breve seremos ilhas isoladas num mar de carros, caminhões e ônibus.  Se desejamos reverter este quadro, é necessário que cada cidadão atue para melhorar as condições de circulação de pedestres e estimular os investimentos em transportes coletivos nas cidades", conclui o diretor do Mobilize.
 
Conheça a seção Acompanhe a Mobilidade no endereço www.mobilize.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário