quinta-feira, 11 de abril de 2013

MT - Deputado propõe cota de até 80% para alunos de MT na Unemat

Intenção é garantir que mato-grossenses passem nos cursos mais concorridos

Thiago Bergamasco

Emanuel Pinheiro defende cotas regionais para a Unemat
LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) vai apresentar, até a próxima semana, um projeto de lei que prevê a reserva de até 80% das vagas dos cursos mais concorridos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para estudantes que fizeram o ensino médio em Mato Grosso.

“Atualmente, cerca de 80% dos alunos dos cursos mais concorridos da Unemat, que são Medicina, Direito, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil, são de fora do Estado. Nós temos que inverter essa lógica. Por isso, estou elaborando esse projeto. Trata-se de uma política afirmativa para fazer justiça social”, disse o deputado.

A proposta de Pinheiro abrange somente os quatro cursos que ele citou como os mais concorridos, e com grande índice de alunos de outros Estados. “Nos outros cursos, já temos uma média boa de 60 a 70% de estudantes que moram aqui”, afirmou.

De acordo com o deputado, o objetivo do projeto é beneficiar os mato-grossenses e radicados no Estado com acesso mais facilitado à educação superior. “Não é justo que venha tanta gente de fora, se forme aqui, e depois volte para seu Estado. A Unemat foi criada para os moradores de Mato Grosso, e é mantida com o dinheiro dos nossos impostos. Temos que contemplar, primeiro, os cidadãos daqui”, argumentou.

“Temos uma universidade federal no Estado, a UFMT, que pode ser contemplada com programas para receber os estudantes de fora, já que ela é mantida com dinheiro federal. Mas a Unemat vive de pires na mão”, completou.

De acordo com a Lei Orçamentária Anual, a Unemat dispõe de um orçamento de R$ 205 milhões para se manter ao longo deste ano.

Cotas

A assessoria da universidade informou que cerca de 15 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação, nas modalidades presencial e à distância, distribuídos em 11 campi. Desses, cerca de 80% declararam morar em Mato Grosso à época do vestibular.

Os cursos mais concorridos, Medidina e Direito, tiveram, no vestibular 2012, um índice de 33% e 90%, respectivamente, de estudantes moradores de Mato Grosso. Os números relativos às matrículas deste ano ainda não foram fechados.

A Unemat dispõe, ainda, de cotas raciais – 25% das vagas são destinadas a estudantes que se autodeclaram negros ou pardos. Além do vestibular tradicional, a universidade passou a adotar, uma vez por ano, o ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nas seleções feitas pelo Sisu, foi instituída também a cota de 50% para estudantes da rede pública, restando 25% das vagas para ampla concorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário