segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Começam as primeiras formaturas do Profuncionário

Dezembro será o mês de formatura para a maioria dos 3.112 alunos da 2º turma do “Profuncionário”. O programa é responsável pela formação técnica dos profissionais de apoio e técnicos administrativos da Educação Pública (Redes Estadual e Municipal). Alguns municípios antecipam as solenidades. Na segunda quinzena de novembro, por exemplo, ocorreu a formatura do programa na região de Juína.

A cerimônia de Juína foi realizada na Escola Estadual “Dr. Artur Antunes Maciel”. Os formandos trabalham em escolas no município de Juina, Brasnorte e Castanheira.

Conforme o professor formador do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro), de Juína, Vitorio Helatczuk, o programa “é uma das muitas portas que se abriram para o reconhecimento do valor de cada profissional, destes servidores públicos que são a base da Educação”.

De acordo com Helatczuk, a formatura é uma festa, mas principalmente o marco de uma vitória para cada um dos formandos que concluíram o curso, mas também daqueles que colaboram na própria realização: tutores, palestrantes, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado de Educação (Eeduc) e MEC.

Vitorio Helatczuk destacou que o processo de formação continuada não para. “Além da formação profissional, o “Profuncionário” veio trazer confiança e segurança para todos, já que este é o caminho para a valorização”.

Para o formador, o momento também é uma demonstração de que todos são importantes na educação. “Vocês são a base que dá sustentação para que a educação seja desenvolvida ou realizada nas escolas”, disse. “Não se trata somente de formar profissionais, mas de transformar e consolidar seu perfil, sua identidade e seu papel na educação escolar”, completou. Para ele, este papel torna real a frase “Funcionário (auxiliar) de escola também é um educador”.

As formaturas do “Profuncionário” vão ocorrer em 54 polos no Estado. A maioria dos 3.112 formandos é das Redes Municipais. Para 2011, já existe uma demanda de 4.489 inscrições.

No “Profuncionário”, os servidores recebem a profissionalização, em nível técnico, nas seguintes áreas, após dois anos de curso: Alimentação Escolar; Gestão Escolar; Infraestrutura Escolar e Multimeios Didáticos.

www.seduc.mt.gov.br
SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT com informações Cefapro Juína

Nenhum comentário:

Postar um comentário