quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dança popular brasileira de ritmo sincopado.


SAMBA
www.klickeducacao.com.br

É de origem africana e desde o séc. XVII já era uma dança de roda, ao ar livre. Chamava-se chiba (Rio de Janeiro), cateretê (Minas Gerais) e fandango (nos estados do Sul). Posteriormente tornou-se uma dança de salão muito popular.
Dança de Umbigada. Até hoje a origem da palavra samba causa controvérsia entre os pesquisadores. Uma das teorias defende que a palavra samba vem de semba, que em idioma banto significa umbigada. A umbigada era uma dança praticada em Angola e no Congo. Os dançarinos formavam uma roda, no meio da qual havia um dançarino. Depois de executar alguns passos, ele escolhia uma pessoa em quem dava uma umbigada, a semba. Nas antigas rodas de escravos praticava-se a umbigada e, graças à miscelânea de etnias nas senzalas, aos poucos a dança foi influenciada pelas culturas de outras regiões da África.

O Samba Chega ao Rio. Com o final da Guerra de Canudos, muitos refugiados deixaram a Bahia com destino ao Rio de Janeiro, onde esperavam encontrar melhores condições de vida. Com eles, levaram novas maneiras de dançar o samba, entre elas o samba-raiado das velhas tias baianas. Esse tipo de samba era dançado e cantado acompanhado por palmas e ruídos de pratos de louça raspados com facas.

Das Senzalas às Ruas do Rio de Janeiro. O ritmo que nasceu como dança de escravos, na Bahia, logo foi conquistando espaço na vida do brasileiro. Em São Paulo, o samba passou do domínio negro para o caboclo. No Rio de Janeiro, era inicialmente uma dança de roda entre os habitantes dos morros e evoluiu até o samba urbano carioca. Este, com o advento do fonógrafo, espalhou-se por todo o Brasil.

O samba se projetou como gênero musical em 1916. A primeira música do gênero a ser registrada foi Pelo Telefone, dos compositores Donga e Mauro de Almeida, gravada em 1917. A partir daí, o samba seguiu vários caminhos, adquirindo formas diferentes. E até hoje continua se transformando.

Samba-Enredo. No Carnaval, o destaque fica por conta do samba-enredo, com refrão marcante e letra temática. Criado por compositores de escolas de samba do Rio de Janeiro, a partir da década de 1930, o samba-enredo é o ponto de partida para os desfiles das agremiações.

Samba-Canção. No samba-canção, a ênfase musical recai sobre a melodia. Surgido na década de 1920, este gênero era inicialmente cultivado por músicos do teatro de revista do Rio de Janeiro. Um dos primeiros sucessos desse estilo foi a música aiá ou Ai, oiô de Henrique Vogeler, Marques Porta e Luis Peixoto, gravada pela cantora Araci Cortes, em 1928.

Samba de Breque e Partido Alto. Criado na cidade do Rio de Janeiro, na década de 1930, sua marca principal é uma parada repentina dada pelo cantor, seguida de frases bem-humoradas. O samba de partido alto aproxima-se muito do batuque africano. O ritmo é marcado por palmas e instrumentos musicais como chocalho, violão e cavaquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário