quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ceja de Matupá realiza pesquisa sobre África/Seduc/MT

Projeto pedagógico ‘Axe’, desenvolvido pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Luiza Miotto Ferreira, da cidade de Matupá, garantiu aos estudantes da unidade o desenvolvimento de uma série de atividades interdisciplinares, além de propiciar a reflexão sobre a diversidade que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro. Dessa maneira, de acordo com a proposta pedagógica, os estudantes pesquisaram sobre a África.

O projeto desenvolvido de forma transversal e interdisciplinar, possibilitou o desenvolvimento de ações em todas as áreas do conhecimento. De acordo com a proposta, a sala de aula não deverá ser um território neutro nesta luta contra a discriminação racial. “Sabemos também que é uma tarefa difícil, mas, que deve ser cumprida pelos profissionais da educação deste Centro de Jovens e Adultos, para fazer jus à rica contribuição da cultura africana na formação cultural do povo brasileiro e também para que seja cumprida a Lei nº 10.639, onde manda que todas as escolas estude a importância da cultura africana na nossa formação”, diz trecho da justificativa do Projeto Axe.

O resultado do projeto foi socializado com a comunidade por meio de aulas expositivas, filmes, cartazes, palestras e slides, além da explanação
Sobre as leis que levaram a libertação dos escravos do Brasil. Foram montados ainda grupos de estudos abordando a história do negro na sociedade antiga e contemporânea. Danças e ritmos africanos foram apresentados, assim como um grande concurso de redação, poesias e paródias, focando as contribuições da cultura africana.

As iniciativas contínuas de melhora do ensino aprendizagem renderam a unidade escolar uma Moção de Aplauso, concedida pela Câmara Municipal de Vereadores. A solenidade foi acompanha por dezenas de alunos que lotaram as galerias da Casa de Leis.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário