quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

"Educação é a grande aliada no combate à dengue" SME Cuiabá/MT


Notícias / Educação


Diz prefeito de Cuiabá Doze mil alunos e 25 mil famílias mobilizadas contra o mosquito Aedes Aegypti na capital. Esse é o resultado deste primeiro ano de implantação do projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue”, que oferece a estudantes do município, de sete a 14 anos, a oportunidade de conhecer, aprender e participar diretamente do combate à doença por meio de visitas e cadastro de imóveis, levando informação e orientação aos moradores do entorno da unidade de ensino em que estudam.

Esses números foram revelados hoje (25-11) durante o quarto sorteio do programa, que premia dois alunos e duas residências por regional. Os estudantes premiados receberão bicicletas e vídeo games e, os proprietários dos imóveis, eletrodomésticos.

Implementado em fevereiro de 2010, o projeto foi idealizado pelos Conselhos da Governança Integrada de Base em (GIB) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação (SME) e de Saúde (SMS) de Cuiabá.

As ações dos estudantes consistem em visitar e cadastrar as residências dispostas a participar do programa e que se comprometem a combater os possíveis criadouros do Aedes Aegypti. O imóvel cadastrado recebe um adesivo, em um lugar visível, com a inscrição “Esta casa se previne contra a Dengue”.

A SMS fornece às escolas e aos agentes todas as informações necessárias sobre as formas de proliferação e controle de Aedes Aegypti para que os estudantes possam realizar o trabalho de conscientização. É também de responsabilidade das equipes do Centro de Controle de Zoonoses a vistoria nas residências para verificar se cumprem todos os requisitos para receberem a premiação.

O prefeito da capital, Chico Galindo, afirmou que a educação é uma das grandes agentes de combate à doença no município e agradeceu aos professores e gestores que se empenharam na implementação do programa. “Vocês estão lá na base com as crianças. Solicitem à meninada que fale com o papai e a mamãe que é preciso manter o quintal da casa limpo para evitar a presença do mosquito”, reafirmou.

Segundo o diretor da Vigilância a Saúde e Ambiente da capital, Benedito Oscar Santos, todas as ações da prefeitura de Cuiabá de combate à dengue levaram a uma queda considerável nos casos de notificação da doença. “Em relação a 2009, no período chuvoso, este ano houve uma diminuição de 43% dos comunicados. Nos meses sem incidência de chuva, esse número caiu em 62, 8%”, informou.

Fonte: Giovania Teixeira Duarte-SME

Nenhum comentário:

Postar um comentário