segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Famato premia alunos da rede pública de MT no concurso Agrinho/MT

Pollyana Araújo

Cerca de mil alunos da rede pública de ensino de Mato Grosso, entre vencedores e participantes, lotaram o Cenarium Rural nesta sexta-feira (26), na 7ª edição do Concurso “Agrinho”. O tema deste ano foi o meio ambiente, uma das áreas mais “frágeis” do Estado, que frequentemente tem figurado de forma negativa no ranking de desmatamento e degradação ambiental.

Uma das propostas do evento, de acordo com o gerente técnico do Senar, Marciel Becker, seria a redução da evasão escolar e lembra que em Lucas do Rio Verde havia casos de que a família de alunos estava tirando-os da escola para ajudar a recolher os grãos que restavam após a colheita e, por isso, o programa Agrinho desenvolveu projeto para evitar que a situação se mantivesse.

Em 2004, quando o programa foi lançado, o programa atingia apenas seis municípios mato-grossenses e agora ampliou, chegando a todos os 141 municípios. Neste ano, conforme Marciel, 611 mil alunos participaram do concurso dividido em seis categorias. São elas: Desenho – Educação Infantil; Redação – Séries Iniciais; Redação – Anos Finais, além de Experiência Pedagógica, destinado aos professores. Também são premiados a escola e o município.

Os prêmios são variados como bicicletas, filmadoras, aparelhos de TV, computadores, entre outros. O primeiro colocado na categoria experiência pedagógica receberá uma moto zero quilômetro. Os estudantes desenvolvem trabalhos específicos sobre o meio ambiente, como desenhos, recortes, montagens, cartazes, redações e outros. No final do ano letivo, professores e alunos participam de um concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário