segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Escola debate a contribuição das diferenças na formação humana



Por meio do projeto ‘Ventrecha de Pacú’, alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Luiza Miotto Ferreira, da cidade de Matupá, estudaram as regiões brasileiras por área de conhecimento. O projeto foi desenvolvido na proposta de superação da discriminação e valorização da diversidade étnico-cultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro.

A área de Ciências Humanas foi a responsável sobre as pesquisas da região Centro-Oeste. Ciências da Natureza com a região Norte. Linguagem com as regiões Sul e Sudeste. O 1º seguimento com a região Nordeste. Os responsáveis por cada região enfocaram durante apresentação para comunidade escolar aspectos históricos, culturais sociais e políticos-econômicos para o desenvolvimento do Brasil.

O professor de História e idealizador do projeto ‘Ventrecha de Pacú’, Carlos Roberto da Silva, explica que a “escola é local de diálogo e de aprendizagem de convivência. O desenvolvimento desse tema transversal possibilita verificar as contribuições significativas de diferentes culturas em diferentes momentos”. Para ele, os reflexos do projeto ultrapassam os muros da unidade. Ele conta ainda que a primeira edição da proposta foi executada no ano passado, mas somente com estudo sobre Mato Grosso.

Para o desenvolvimento da proposta pedagógica foram realizadas entrevistas, além de pesquisa com emprego de ferramentas da tecnologia (internet), além de trabalho junto ao acervo da biblioteca da unidade. A finalização das atividades foi socializada com a comunidade por meio de uma mostra de pratos típicos por região do país, bem como das danças características.

www.seduc.mt.gov.br
PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

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