quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

As práticas de educação ambiental como intervenções didáticas no ambiente


Diante do rol de problemas ambientais que nos cercam e, por isso mesmo, degeneram nossa qualidade de vida, torna-se imperativo mostrar ao educando a atual realidade

Por Fabiano Cerbato

Em tempo de insustentabilidades políticas, sociais, econômicas, éticas e ecológicas, a intenção destas linhas é propagar as práticas de educação ambiental. Faço isso a partir de ações transformadoras, com vistas à formação de cidadãos mais críticos, politizados e éticos no que diz respeito à conduta racional da utilização dos recursos do planeta, notadamente na escala do seu cotidiano.

A educação ambiental, no Brasil, tornou-se lei em 1999 e aborda um leque de processos pedagógicos multi e interdisciplinares que busca transformar hábitos ecologicamente imponderáveis em uma instrução ambiental responsável.

A educação ambiental deve ser entendida, pois, não somente como um ato político, mas um processo pedagógico participativo e permanente, que envolva a extensão holística do conjunto dos elementos socioambientais.
Recentemente, ao garimpar as estantes de uma livraria no centro da cidade de Salvador, encontrei um título que chamou minha atenção: Atividades interdisciplinares de educação ambiental, de Genebaldo Freire Dias, publicado pela editora Gaia. Ao folhear as páginas da obra, notei a imensa riqueza dos temas dedicados às práticas do tema em questão. Logo imaginei como poderia se tornar um excelente instrumento didático ao auxiliar em algumas intervenções no ambiente que pudessem colaborar para a prática de certa sustentabilidade, ao menos em escala local.

O livro apresenta 50 práticas de educação ambiental. Os temas sugeridos podem ser trabalhados correlatos aos conteúdos ministrados de cada unidade letiva, em quaisquer disciplinas, visto que propõe a multi e interdisciplinaridade.

Para cada atividade prática proposta há sempre uma contextualização têmporo-espacial de um problema, os procedimentos a serem adotados, estes entendidos aqui como intervenções em um dado ambiente e um breve texto, em forma de reflexão, para estimular a discussão entre corpo docente e estudantes como uma lente que permita avaliar os resultados obtidos. São intervenções práticas pedagógicas que auxiliam a enxergar, com olhos mais críticos, os diferentes impactos socioambientais presentes em nosso cotidiano e que implicam na perda da qualidade de vida de todos.

O livro, do professor Genebaldo, oferece aos profissionais da educação uma ótima oportunidade de ação prática, ao possibilitar intervenções educacionais socioambientais, cujo objetivo é sensibilizar nossos estudantes acerca dos problemas que enfrentamos diariamente. Trata-se, pois, de romper com velhos paradigmas, pautado na irresponsabilidade do uso do patrimônio natural, para nos fazer enxergar uma nova racionalidade relativa à responsabilidade ambiental que todos devemos exercer permanentemente.

As práticas de educação ambiental propõem transformar nossos velhos hábitos e estilos de vida assentados na cultura do desperdício e no desrespeito com a natureza. Para que a mudança de fato ocorra faz-se necessário realizar o processo pedagógico de modo participativo e permanente. Educador e educando são atores imprescindíveis deste processo de transformação de atitudes num esforço conjunto em habitar um mundo melhor.

Professor, se você tem alguma experiência que queira compartilhar com outros docentes, envie-nos os detalhes no e-mail geografia@criativo.art.br

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